Creche e pré-escola em Canabrava atenderá 250 crianças em turno integral e parcial

26 de fev de 2018 - Jornalismo

Até o ano passado, a dona de casa Mônica Brito Santos, 31 anos, tinha que percorrer cerca de dois quilômetros para levar seu filho Guilherme, 4, para estudar em uma instituição de ensino infantil. Eles tinham que sair a pé de Canabrava, onde moram, para o bairro de Vale dos Lagos. A realidade dos dois começou a mudar nesta sexta-feira (23), quando o prefeito ACM Neto inaugurou a Creche e Pré-escola Primeiro Passo de Canabrava, na Rua das Mangueiras, próximo ao Condomínio Mata Atlântica II.

Erguida em uma área de cerca de 826 metros quadrados, a unidade de ensino é fruto de um investimento de R$ 2,6 milhões. Além das dez salas de aula, o edifício conta com dois pavimentos dotados de cozinha, área de serviço, despensa, lavanderia, sala de freezer, depósito, secretaria, diretoria, sanitários (inclusive adaptados para pessoas com deficiência), casa de lixo, casa de gás, pátio coberto, solário e playground. A capacidade é para 250 alunos. Crianças de dois a três anos ficarão em turno integral, e as de 4 e 5 anos estudarão em turno parcial.

“Estamos realizando um sonho antigo das mães e dos pais de Canabrava. Me recordo das minhas várias caminhadas no bairro, e eram diversos os pedidos para que a Prefeitura pudesse construir uma creche e pré-escola. Eu sei que, de todos, o investimento social mais importante está na educação”, destacou ACM Neto.

O prefeito acrescentou a relevância da unidade de ensino para a rotina da comunidade. “Quando a gente constrói uma creche e pré-escola estamos, de um lado, estendendo as mãos para os pais e mães que vão poder sair pra trabalhar pelo sustento enquanto os filhos estão estudando. Por outro lado, a gente também está dizendo que a educação tem que começar a ser dada com qualidade desde os primeiros anos de vida da criança”, disse.

ACM Neto ainda lembrou que Salvador levou 80 anos para criar 20 mil vagas na Educação Infantil, e que o número dobrou para 40 mil com o empenho da Prefeitura nos últimos cinco anos. Ele destacou como o ano-letivo de 2018 começou a todo o vapor. “É o melhor ano-letivo de toda a história da educação pública de Salvador. Começamos oferecendo 140 mil kits de fardamentos para nossos alunos, da creche ao ensino de jovens e adultos”, pontuou.

A sub-secretária de Educação, Rafaella Pondé, ressaltou a atuação da Prefeitura na Educação de Salvador. “A consciência da importância da Educação como patrimônio estratégico para o desenvolvimento econômico e social é o que tem movido a Prefeitura de Salvador nas suas ações voltadas à área”, enfatizou. Ela destacou, ainda, que “as creches e pré-escolas são fundamentais na vida das crianças e da famílias, das mães e pais, que podem trabalhar tranquilos, porque sabem que os filhos estão em um ambiente de aprendizado, lúdico, seguro e estimulador”.

Expansão – De 2013 até dezembro, a Prefeitura já executou obras de construção, reconstrução e reforma em 230 unidades escolares da cidade – o que ultrapassa 50% do total da rede. Isso com um investimento de quase R$290 milhões. Desde novembro de 2017, a administração municipal inaugura um equipamento por semana, iniciativa histórica para a educação pública. Até março, outras unidades serão entregues em bairros como Nordeste de Amaralina, Jardim das Margaridas, Periperi e nas ilhas Bom Jesus dos Passos e de Maré.

Texto: Secom / PMS e Ascom/Smed

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed