CREs participam de treinamento para o Censo Escolar 2010

28 de maio de 2010 - dev

Todas as escolas das redes públicas federal, estadual, municipal e privada devem realizar o Censo Escolar 2010 que teve início na última quarta-feira (26), em todo o território nacional. Para isto, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT) vem desenvolvendo palestras para orientar os gestores das escolas municipais quanto à importância do preenchimento correto das informações.

O Censo Escolar é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e as escolas da rede municipal têm até o dia 31 de agosto para postar as informações no sistema Educacenso, através do site: www.educacenso.inep.gov.br

Cerca de 70 gestores das unidades pertencentes às CREs Liberdade e Cidade Baixa participaram da reunião técnica, na tarde desta quinta-feira (27), onde conferiram de perto o sistema. Para a primeira etapa do Censo Escolar é preciso declarar os dados da Escola, Aluno, Docente e Turma para em seguida realizar o fechamento da primeira etapa. Já na segunda etapa devem informar a situação do aluno de acordo com o rendimento, possibilitando o encerramento do Censo Escolar 2010.

Na ocasião, a responsável do censo da Secult, Rita Andrade, informou sobre as novidades para este ano como a implantação, no cadastro de turma, do campo para informar que a turma ou disciplina está sem docente de acordo com a data de referência do Censo. Também reforçou atenção especial aos novos gestores para atualização dos dados. “É preciso manter o nome da escola de acordo com a portaria e revisar todos os dados em todos os campos. Atenção ao horário da turma, pois deve ser utilizado o mesmo critério para qualquer turma de acordo com o horário que a turma funciona” pontuou Rita.

Os dados informados ao Censo são referência para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) a escolas, municípios e estados.

Já participaram do treinamento as CRE Cajazeiras, Pirajá, Centro, Itapuã e São Caetano. Hoje (28) acontece o último encontro no auditório do anexo II da Secult com as CREs Cabula e Subúrbio II (matutino) e Subúrbio I e Orla (vespertino).