Criança Viva vai dobrar atendimentos em 2009

17 de dez de 2008 - dev

O auditório da Faculdade Visconde de Cairu recebeu profissionais da área de educação, que participaram do I Colóquio das Escolas Hospitalares e Domiciliares Criança Viva. O evento que aconteceu no dia 16 (terça-feira) promoveu uma socialização entre os profissionais envolvidos nas atividades ao longo de 2008, discussão sobre as ações já realizadas e as novidades para o próximo ano.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o caso da jovem Janaína de Souza, 14 anos, aluna da Escola Municipal Hilberto Silva, considerada referência pela equipe do programa, por ser exemplo de superação. Ela é portadora de Mielomeningocele, uma malformação no sistema nervoso central, que causa dificuldades de locomoção e deformações nos membros inferiores. Janaína é assistida pelo projeto desde o 4º ano fundamental e após dois anos de trabalho focado na leitura e escrita já está aprovada para o 6º ano.

Voltado a atender as necessidades do desenvolvimento cognitivo de crianças, jovens e adultos que estejam hospitalizados e impossibilitados de freqüentar a escola, o programa beneficiou em 2008 mais de 22 mil estudantes.

Segundo a orientadora da equipe técnica Leylane Vidal, o Criança Viva vai dobrar o número de atendimentos em 2009, já que será implantado o programa em mais quatro hospitais de grande porte da cidade: Otávio Mangabeira, Aristides Maltez, HGE e São Jorge, além de estender o atendimento, até o turno da noite, nos hospitais Ana Nery e Roberto Santos, o que significa a cobertura total da rede pública hospitalar do município.