Cronograma da 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

03 de maio de 2007 - dev

Lis Grassi

Estão abertas desde o dia 02 de abril as inscrições para a 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As escolas das redes municipais, estaduais e federais trazem participantes da 5ª à 8ª série do Ensino Fundamental, estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A OBMEP está dividida em três níveis e duas fases: nível 1 – 5ª e 6ª série; nível 2 – 7ª e 8ª série; nível 3 – Ensino Médio. Na primeira participam todos os alunos e as provas serão corrigidas pelos professores da própria escola. Na segunda, apenas os 5% dos alunos de cada nível com melhor desempenho na fase anterior farão as provas que serão corrigidas pela equipe de professores indicada pela direção acadêmica.

Dentre os objetivos da olimpíada está a iniciativa de estimular e promover o estudo da matemática entre alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade de educação básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas; contribuir para a interação dessas escolas; e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

No final da olimpíada todos os alunos participantes serão contemplados. Os 100 primeiros colocados de cada nível ganharão medalha de ouro. Os próximos duzentos colados de cada nível ganharão medalha de prata. Outros ganharão de bronze e o restante, que não ganhar nenhuma das medalhas citadas acima, receberá um Certificado de Menção Honrosa. Além disso, os alunos vencedores das medalhas serão contemplados com Bolsa de Iniciação Científica.

Além dos alunos, os professores que tiverem um melhor resultado também serão beneficiados com um Curso de Aperfeiçoamento no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e as escolas municipais e estaduais com maior pontuação ganharão um notebook com kit de projeção móvel e livros para composição de uma biblioteca básica de Matemática. Os municípios com pontuação relevante receberão troféus como premiação.

As inscrições permanecerão até o dia 18 de maio e no dia 14 de agosto serão as provas da 1ª fase. A data limite para envio dos cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª fase para a OBMEP, pelas escolas, é dia 27 de agosto. Em 5 de outubro será divulgada a lista dos vencedores que farão a 2ª fase no dia 20 do mesmo mês. E, finalmente, dia 10 de dezembro será divulgado o resultado final da olimpíada.