V Mostra Criativa Salvador de

Arte, Educação e Cultura Negra

Cantos, Encantos e Recantos Negros de Salvador

O Projeto Salvador de Arte, Educação e Cultura Negra - Mostra Criativa – Ano V é uma iniciativa do Comitê Técnico de Supervisão e Acompanhamento das Ações de Implementação das Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 no Município de Salvador criado através do Decreto do Prefeito ACM Neto de n.º 28.853 de 14 de setembro de 2017.

Ele reúne atividades de arte, educação e cultura realizadas pelos alunos e professores da Rede Municipal de Ensino Salvador, com ações ligadas à cultura africana.

Literatura

Este ano, a produção de poesia deve seguir o tema “Meu Recanto Negro em Salvador”. O objetivo é incentivar os alunos a criarem poesias baseadas em locais que elas convivem. A autoria da obra deve ser do estudante. As inscrições foram até 04/06/2018.

Música

O “canto de todos os cantos” terá apresentação de 10 canções com repertórios que tenham a ver com a cultura da África e afro-brasileira, relações étnico-raciais do povo negro, suas lutas, resistências e vitórias. As inscrições foram até 30/05/2018 e os grupos terão até 31/07/2018 para apresentar o repertório pronto para a direção artística da Mostra.

Dança e Teatro

Os estudantes serão incentivados a produzir conteúdo de dança e teatro com referências da história da África, a cultura afro-brasileira relações étnico-raciais do povo negro, suas lutas, resistências e vitórias. A equipe deve ter entre cinco e vinte participantes com duração de cinco a vinte minutos. As inscrições vão até 13/07/2018.

Fotografia

Os alunos vão escolher um local que esteja na área da GR da escola onde estuda e, com ajuda do professor orientador, eles farão pesquisa, foto e texto do local para mostrar a relação da área escolhida com a cultura da África e afro-brasileira. As inscrições foram até 04/06.

Literatura

A Poesia como forma de expressão

Os alunos terão a chance de passar a emoção que sentem pelo local escolhido através das suas poesias, seguindo o tema “Meu Recanto Negro em Salvador”. Os critérios de julgamento serão: adequação do tema, objetividade, originalidade, criatividade e a organização do texto.

Música

O Som que vem do coração

Quem canta, encanta. Sob o tema “canto de todos os cantos”, cada GR indicará um professor de música para representá-la na culminância da Mostra Criativa, onde serão executadas dez canções de livre escolha, mas que tenha ligação com a cultura africana. O repertório deve ser composto entre três a sete músicas e grupos formados por até trinta alunos.

Dança e Teatro

O Corpo quando fala

Para os alunos que possuem talento para transformar arte em movimento, a apresentação deve seguir o tema do projeto, originalidade e criatividade. A escola vai encaminhar para a GR o trabalho selecionado, em envelope fechado, contendo DVD com filmagem da apresentação e uma lista com identificação da produção e nomes dos alunos participantes.

Fotografia

As imagens para além dos olhos

Imagem tem o poder de expressar sentimentos e emoções com criatividade o local escolhido. Legenda com, no máximo, 600 caracteres. A resolução da fotografia deve ser de, pelo menos, 5 (cinco) megapixels.