Cultura da Infância é tema de encontro

24 de fev de 2010 - dev

Entender e aplicar a cultura da infância. Essa foi a proposta da palestra ministrada nesta quarta-feira (24) pela professora Lydia Hortélio, no 2º Encontro de Instituições Comunitárias, Confessionais e Filantrópicas, realizado na Fundação Cidade Mãe.

De acordo com a palestrante, abordar a temática “Cultura da Infância” é de extrema importância para a realização de um processo educacional efetivo e de qualidade. “O professor deve entender que toda criança possui uma vivência anterior a escola que não deve ser esquecida. O que pretendemos com este diálogo é promover um despertar no modo de ensinar”, disse Lydia.

Para a educadora social Maria de Lourdes, o tema da palestra não poderia ter sido melhor escolhido, já que é necessário também que cada adulto se aproxime e aprenda um pouco do que a criança tem para ensinar. “Temos a concepção que o aluno chega na escola zerado e sem informação, mas não é bem assim, eles também possuem coisas para ensinar e a palestra nos mostrou isso de maneira lúdica e muito prazerosa”, justificou.

Outros temas como os “Indicadores de Qualidade na Educação Infantil” também foram apresentados no encontro que acontece até a próxima sexta-feira (26). A técnica da Secult e responsável pelo evento, Raildes Alves, mostrou grande satisfação com participação efetiva dos representantes das instituições em todas as palestras. “Estamos contentes e temos certeza de que até o final do encontro teremos resultados excelentes e transformadores, que vão influenciar diretamente na maneira como cada um deles ensina, finalizou Raildes.

Confira a programação para os próximos dias:

Dia 25/02/2010 – Matutino
8h30 às 10h20 – Palestra I
“Políticas de Financiamento e Processo de Autorização e Legalização das Instituições” – Fundo Municipal de Educação/ Subcoordenadoria de Convênios e Contratos – FME/SUCON/SECULT e Conselho Municipal de Educação – CME.

10h30 às 12h – Palestra II
“Orientações Gerais para Prestação de Contas” – FME/Subcoordenadoria de Prestação de Contas – SUPREC/SECULT.

Dia 25/02/2010 – Vespertino
13h30 às 17h – “Oficina de Prestação de Contas” – FME/SUPREC/SECULT.

Dia 26/02/2010 – Matutino e Vespertino
8h30 às 17h – “Oficina de Prestação de Contas” – FME/SUPREC/SECULT.