Cultura de Salvador é retratada em revista

24 de mar de 2006 - dev

As cores, a magia, a beleza e a cultura baiana estão impressas nas 147 páginas da revista “Cidade da Bahia”, lançada ontem (23), no Museu de Arte Sacra da Bahia. A publicação, de periodicidade semestral, é produzida pela Fundação Gregório de Mattos, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

O secretário Municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, que representou o prefeito João Henrique durante o evento, afirmou que a revista é importante para a divulgação da cultura popular de Salvador. “A nossa perspectiva é transformar Salvador em uma cidade educadora. Fazer com que a educação ultrapasse os muros das escolas. È com o lançamento desta revista que iremos estimular o reconhecimento dos costumes da cidade. Queremos acompanhar a cultura com a leveza de um passo de capoeira e o entusiasmo de quem está na roda de samba”, destaca.

O objetivo é fazer com que os cidadãos soteropolitanos conheçam um pouco mais do seu folclore, festas, danças e outros elementos que fazem parte da cultura. A primeira edição do periódico traz como matéria principal a “Nova ginga da capoeira”.

Além da revista, foram lançados dois livretos do projeto “No Coração da Cidade”. Os exemplares trazem para os leitores um guia com as atividades culturais, endereços de restaurantes, terreiros, bares, igrejas e bandas musicais destas localidades. Tudo para que a comunidade e visitantes destes bairros fiquem bem informados.

O artista plástico e morador de Itapuã, Ives Quaglia aprovou a iniciativa da publicação dos exemplares sobre os bairros. “Os guias são importantes porque mostram um pouco a cara da população de Itapuã e da Liberdade”, afirma.

A revista “Cidade da Bahia” estará disponível em todas as bibliotecas ou salas de leitura das escolas da rede municipal. Já o Guia de Itapuã e da Liberdade serão distribuídos nas respectivas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).