Cultura e história na reinauguração do Centro Mario Gusmão

20 de nov de 2009 - dev

Uma tarde repleta de apresentações artísticas e culturais marcou a reinauguração do Centro Municipal de Arte e Educação Mario Gusmão, localizado no bairro de Amaralina, nesta quinta-feira (19.11). O secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Ribeiro Soares, corpo docente escolar, pais, mães, autoridades e convidados se encantaram com as performances dos estudantes.

A unidade escolar passou por total reforma como a recuperação de portas, a reconstrução do telhado e o assentamento cerâmico no muro frontal do centro, realizadas pela equipe da Coordenadoria de Estruturação da Rede Física Escolar (CERE) da Secult. Os muros coloridos e a arte feita nos bancos, portas e na quadra esportiva deixaram o Centro com um ar de galeria e os estudantes com um sorriso no rosto.

Em seu discurso Carlos Soares reafirmou que a reestruturação de todas as 417 unidades municipais é a meta da Secult. “Fico muito satisfeito em entregar este centro e ver o brilho nos olhos dos alunos. A transformação só acontece quando estudamos em um espaço digno”, reforçou o secretário.

O centro é destinado a atender alunos do Ensino Fundamental, matriculados na rede municipal nas escolas do entorno, que realizam atividades no turno oposto. Mais de 30 estudantes apresentaram uma peça teatral em formato de programa de tevê, intitulada “O Sonho de Gusmão”, divulgando um pouco da história de vida do grande ator negro contemporâneo baiano, Mario Gusmão. Uma roda de capoeira também foi uma das atrações, formada pelos meninos e capoeiristas da comunidade.

Para Maria Luiza Araújo, diretora do Centro, as mudanças possibilitam uma educação mais humana e acolhedora. “Não posso de maneira alguma decepcionar os professores e diretores da rede, pois tenho a obrigação de ouvir as carências das escolas, e garanto estar sempre atento às reivindicações de quem está na ponta”, pontuou Carlos Soares.

Emocionado diante às apresentações, o ator baiano Jackson Costa afirmou que os alunos conseguiram, de forma simples e concisa, trazer a semente de Mario Gusmão. “Isso aqui tem tudo haver com ele, pois ele era um artista educador e deixou sementes na terra”, afirmou Jackson.

A aluna Stephane Costa, 10 anos, aproveitou a festa para deixar seu recado a todos os estudantes do centro: “Espero que todos os alunos e todos que freqüentam o Centro tenham consciência e mantenham as instalações da melhor forma possível”, disse.