Curso forma alfabetizadoras de mulheres afrodescendentes

03 de out de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Ceafro – Educação e Profissionalização para a Igualdade Racial e de Gênero, deu início, na tarde de sexta-feira (3), à Formação de Professoras Alfabetizadoras do Fundo de Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (Fiema) em Raça/Gênero.

Durante a solenidade de abertura, a coordenadora do Ceafro, Vilma Reis, destacou a importância desta iniciativa: “Nós estamos aqui para ajudar outras pessoas a decifrar o mundo através desses símbolos (as letras). Está em nossas mãos continuar mudando esse país”.

A coordenadora executiva do Fiema, Juçara Rosa, reforçou as palavras de Reis, afirmando que os educadores exercem papel fundamental no processo de mudança: “Todos nós estamos em um lugar de onde com certeza sairemos com um novo olhar. E devemos multiplicar isso. Fazer com que os outros repensem sua posição nesse universo”.

A apresentação foi encerrada com esclarecimentos da gestora do Fiema, Adriana Nascimento: “A educação é um lugar em que se plantando tudo dá. Na educação tudo está para acontecer e é por isso que apostamos nesse trabalho. Aqui só é preciso vontade. Espero que todas saiam daqui com mais conhecimento e vontade de multiplicar. A SMEC está avaliando todos os detalhes para que daqui saiam o maior número de alfabetizadoras. Elaboramos uma programação viável, interagindo com a realidade das participantes, e disponibilizaremos ajuda para transporte”.

O curso será realizado durante os meses de outubro a dezembro, com carga horária total de 100 horas, na sede do Ceafro (Largo 2 de Julho). As aulas serão ministradas pelas formadoras Marta Alencar e Maria Luísa Passos. Todas as participantes receberam os livros “Igualdade de Gênero no Mundo do Trabalho: projetos brasileiros que fazem a diferença”, da Cortez Editora, “Série Textos Água e Ambiente, 2 – Justiça pelas Águas: Enfrentamento ao Racismo Ambiental”, da Superintendência de Recursos Hídricos.