Curso orienta instrutores de Ginástica Rítmica da rede

18 de abr de 2009 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Programa de Educação Esportiva, realizou nos dias 17 e 18, no Colégio 2 de Julho, o curso de Capacitação dos Professores e Estagiários que atuam no Projeto Ginástica Rítmica na Escola. O objetivo do encontro foi promover um aperfeiçoamento das práticas que serão desenvolvidas nas unidades escolares.

Para as aulas, as 25 estudantes de educação física receberam gratuitamente um kit contendo apostilas, plano de curso, material da Federação de Ginástica Rítmica, código de taxas e a relação de todas as categorias. As aulas foram ministradas pela professora de GR e técnica, Joseane Coelho, treinadora da ginasta tetracampeã Bahiana e titular da Seleção Brasileira, Gabriela Brentan, que também esteve presente no encontro juntamente com a vice-campeã da categoria infantil, Thalita Sucupira.

Durante o curso, foram apresentadas as teorias dos movimentos e a prática foi exibida pelas ginastas que exemplificaram as atividades que podem ser feitas em sala de aula e a forma de trabalho a ser utilizada. De acordo com Coelho, a realização da GR nas escolas municipais é muito importante, pois valoriza o esporte no estado baiano. “Desta forma vamos conseguir revelar novos talentos e ficar no mesmo patamar de outros estados”, diz a técnica.

A vice-presidente da Federação Baiana de Esportes, Rosenildes dos Santos, marcou presença no primeiro dia de aulas, e afirmou que a ação é de fundamental importância para o aperfeiçoamento do trabalho dos instrutores e do comprometimento profissional. Ela parabenizou a iniciativa da SMEC e também a qualidade do curso. “O primeiro passo, o mais importante, já foi dado. Agora só depende da dedicação de cada um em sala de aula”, explica.

Para a instrutora Carla Catharino o curso foi muito proveitoso e dinâmico. “Com essa equipe de peso nos orientando nós aprendemos novas metodologias de ensino e tiramos nossas dúvidas”, declara. A coordenadora do Programa de Educação Esportiva, Ivone Portela, aproveitou a ocasião para lembrar a todas as participantes que a capacitação era apenas o início e que durante todo o ano serão realizados encontros para troca de experiências e demonstrações de novas técnicas de trabalho.