Curso prepara estudantes para multiplicação de cultura de paz

14 de abr de 2008 - dev

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), o Ministério Público e a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMIP) estão realizando o Programa de Educação em Direitos Humanos (PROGREDH) desde outubro de 2007. O projeto interinstitucional visa formar e capacitar, em Direitos Humanos, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.

A ação tem como principal objetivo formar sujeitos de direitos, contribuindo para a redução da violência e a evasão no ambiente escolar e estimulando uma cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças.

Já está em processo de formação o grupo de 300 alunos de 26 escolas públicas municipais que passaram por aulas teóricas, palestras, oficinas, seminários, encontro com promotores de justiça e visitas aos Centros de Apoio Operacionais e Unidades do Ministério Publico.

Para seleção dos alunos participantes foram observados itens como: bairro de origem e freqüência escolar. Com a conclusão do programa, os estudantes deverão atuar como agentes multiplicadores nos 26 Centros de Educação implantados nas unidades de ensino, atingindo um universo de cerca de 20 mil alunos da rede municipal, ainda no próximo semestre.

O conteúdo programático aborda temas contemporâneos como a violência de gênero, intolerância religiosa, violência policial, desigualdades sociais, racismo, as diretrizes do Plano Nacional de Direitos Humanos, os instrumentos jurídicos como as leis orgânicas e Constituição e outros documentos internacionais. As aulas de capacitação estão ocorrendo no Mosteiro de São Bento, na Avenida Sete.