Dados da Educação Básica começam a ser coletados pelo Censo Escolar 2018

04 de jun de 2018 - Jornalismo

O sistema Educacenso está aberto desde quarta-feira, 30 de maio, para a coleta de dados da Matrícula Inicial e ficará disponível até 31 de julho. Essa é a primeira etapa da coleta de dados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por meio de sua Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed) e da Coordenação Geral do Censo da Educação Básica (CGCEB). Todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, deverão informar os dados ao Censo Escolar.

Na Matrícula Inicial são coletados dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional. Uma das novidades desta edição é o aplicativo Censo Localiza que será utilizado para registro da localização geográfica das escolas ao Censo Escolar da Educação Básica. O aplicativo poderá ser baixado na App Store para Iphones e no Play Store para celulares Android. Informamos que o acesso ao aplicativo é restrito aos perfis (superusuário e executor) do Sistema Educacenso.

As informações coletadas pelo Censo Escolar 2018 devem ser preenchidas pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação, diretamente no sistema Educacenso. Na página do Censo Escolar no Portal do Inep, é possível conferir informações detalhadas sobre a Matrícula Inicial, assim como ter acesso aos documentos que orientam o preenchimento dos dados. As informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas, pois são elas que dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de orientarem as políticas públicas de educação.

Censo Escolar – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica, coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); e educação profissional.

Texto: Assessoria de Comunicação do Inep