Debate sobre a transformação pela Educação abre Conferência

25 de jul de 2013 - dev

“Com a educação vamos fazer a transformação social que essa cidade tanto precisa”, afirmou a vice-prefeita, Célia Sacramento, durante a II a Conferência Municipal de Educação de Salvador (COMED), na Unyahna, em Patamares. Cerca de 200 pessoas interessadas em contribuir com a educação participam do evento, iniciado nesta quinta-feira (25). O encontro, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), tem como tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração” e será encerrado nesta sexta-feira (26).

“Nesses dois dias vamos levantar questões e propor soluções para a educação de Salvador. Essa é uma conferência da cidade e o único caminho é colocar a educação em primeiro lugar”, destacou a subsecretária da Educação, Teresa Pontual. A programação do primeiro dia contou com a palestra magna sobre o tema central, ministrada pela educadora Marília Dourado, que iniciou o debate com as “vozes” das crianças de Salvador, que fizeram uma releitura da Carta da Terra, da ONU. “É preciso entender que a educação é comunidade e comunidade é escola. Então, todo cidadão consciente dos seus direitos e deveres precisa vigiar a educação”, alertou.

Para o secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar, o evento da máxima relevância para o futuro de Salvador e do nosso país. “Como educadores e interessados no assunto, todos sabemos a importância da Educação e, particularmente, do ensino público, para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de construir uma sociedade mais humana e mais justa”, disse.

Bacelar destacou que a Educação é o caminho do desenvolvimento, porque tem reflexos imediatos e positivos em todos os campos. “Investindo em Educação, a China e a Coréia colhem hoje um os frutos de um incrível progresso. Precisamos seguir estes bons exemplos. E aqui em Salvador, apesar de todas as dificuldades, já iniciamos uma grande mudança e começamos a viabilizar uma nova Educação para a comunidade, baseada em 5 pilares: a reorganização administrativa e financeira da Secretaria, a valorização dos professores e sua qualificação, a requalificação das unidades, a implantação de novas tecnologias e a integração família/escola”, concluiu.

COMED – A conferência, que integra mais uma etapa da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014), tem como objetivo discutir propostas e estratégias para a construção da Política Nacional de Educação e garantir a participação do município na elaboração de emendas ao Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Senado. Além das proposições que serão apresentadas e discutidas, durante o evento também eleitos os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual de Educação.

A programação da conferência inclui o debate de seis eixos temáticos: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável; Qualidade da Educação; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação e Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos. Além das proposições que serão apresentadas e discutidas no evento, haverá a eleição de delegados que vão representar o município na Conferência Estadual de Educação.