Debate sobre sexualidade nas escolas municipais

05 de maio de 2005 - dev

Debate sobre sexualidade nas escolas municipais

Estabelecer um diálogo consciente com alunos e professores sobre questões ligadas à sexualidade, incluindo principalmente a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a adoção de métodos contraceptivos. Esse é o objetivo do projeto Semap nas Escolas, retomado na última segunda-feira pela Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania. A primeira instituição de ensino escolhida para participar do projeto foi a Escola Municipal de Periperi. Técnicos da Semap estarão promovendo atividades no local até o dia 10 de junho, quando será realizada uma Feira de Saúde Reprodutiva. A iniciativa conta com a participação da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC).

De acordo com a coordenadora do Programa de Educação em Planejamento Familiar da Semap, Maria Rebello, o projeto é composto de três etapas. A primeira inclui debates, aplicação de dinâmicas e exibição de teatro interativo. “Optamos por utilizar o recurso do teatro por considerar que é uma boa forma de atrair a atenção dos jovens e facilitar o diálogo sobre temas que ainda são um tabu para a grande maioria”, explicou. Segundo Rebello, não adianta apenas lançar as informações, “é preciso envolver de fato o público para o qual estamos nos dirigindo. Só assim haverá conscientização”, completou.

A segunda etapa tem como objetivo disponibilizar informações técnicas aos professores, buscando sensibilizá-los para uma nova abordagem do tema sexualidade na vivência pedagógica com os alunos. “Para isso, dividimos essa etapa em cinco módulos: Vivendo Valores na Educação, Trabalhando nossa Sexualidade, Definindo Sexualidade, Trabalhando a Sexualidade dos Adolescentes e Entendendo as Drogas”, informou a coordenadora.

A Feira de Saúde Reprodutiva, que encerrará as atividades no dia 10 de junho, na Escola Municipal de Periperi, contará com distribuição de materiais educativos para os estudantes, exibição de filmes, palestras, exposição de trabalhos relacionados aos temas debatidos, apresentação de grupos de teatro e dança, entre outras atrações. A SMEC, parceira da Semap nesta empreitada, é responsável pela definição das escolas que participarão das próximas edições do projeto.

Fonte: Secretaria Mun. de Comunicação Social