Delegação do Senegal e Haiti visita escola municipal

19 de set de 2012 - dev

Uma delegação do Senegal e Haiti ligada à área de educação visitou, nesta terça-feira (18), a Escola Municipal do Parque São Cristóvão Professor João Fernandes da Cunha, em São Cristóvão. O objetivo do encontro foi conhecer a forma como é executado o plano de alimentação escolar na rede municipal de ensino.

“Fiquei impressionado com o compromisso do município com a educação. Conseguir realizar a implantação de uma escola como essa em um bairro carente é uma grande vitória e as políticas públicas de cada município deve ser como essa, seriamente envolvida em formar cidadãos para ajudar no desenvolvimento da região em que a escola está inserida”, afirmou o ministro de Economia e Finanças de Educação do Senegal, Seynabou Bem Messaoud, durante a inspeção na cozinha e o depósito dos alimentos na unidade escolar – que atende 535 alunos, de 5 a 11 anos, além de cerca de 100 estudantes do Segmento Educação de Jovens e Adultos (Seja).

“Esperamos ter contribuído para o conhecimento de todos com um pouco da nossa cultura alimentar e também da nossa concepção de educação, principalmente, da nossa proposta pedagógica que é baseada na Lei 10.639/03”, ressalta a diretora da escola, Janesmare Ferreira dos Reis, se referindo à legislação brasileira que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares em todo o país.

Ainda na visita, a delegação – formada por 16 profissionais da área de educação alimentar e representantes do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – também assistiu a peça teatral “Falsa abolição” e apresentação de capoeira. Além disso, os visitantes degustaram de algumas iguarias baianas, como os “bolinhos de estudante”, preparados por alunos de 5 anos.