Delegação francesa visita Municipal Eugênia Anna

13 de nov de 2009 - dev

A Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos recebeu na última quinta-feira (12) a visita da delegação da prefeitura da cidade de Le Lamentin – Martinica (colônia francesa). O objetivo da ação foi apresentar a forte ligação da escola com o candomblé e o desempenho do processo ensino-aprendizagem com referencias culturais do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá.

Os visitantes conheceram toda a escola e aprenderam junto com os estudantes algumas músicas sobre a criação do mundo e palavras em yorubá. A assistente de relações internas da comissão, Estella Ertus, ficou encantada com trabalho desenvolvido na escola e ressaltou a importância da formação e o respeito da religiosidade de cada um.

“É interessante ver as crianças se apropriarem da história de Oxum e contar este mito de forma prazerosa e lúdica. Outro ponto que me chamou atenção foi perceber a consciência que os alunos possuem em relação aos cuidados com o meio ambiente e com o próximo. Essa escola é realmente um grande exemplo”, afirmou.

A professora Michele Santana contou que sente muito orgulho ao perceber que o trabalho desenvolvido com os alunos está sendo reconhecido. “A gente fica feliz com a valorização das nossas atividades e os estudantes se alegram muito ao perceberem que são importantes para a sociedade e isso aumenta a autoestima de cada um deles”.

O vice-prefeito da cidade Le Lamentin, Philippe Edmond Mariette, aproveitou a visita a capital baiana para se reunir com o chefe de gabinete do prefeito de Salvador, Leonel Leal, e fazer parcerias através da cooperação técnica nas áreas da cultura, da moda e principalmente da música.

“Temos alegria em receber a delegação, pois estamos promovendo o estreitamento dos laços entre as duas cidades (Le Lamentin e Salvador), que já estão fazendo intercâmbio da cultura através de exposições e desfiles. Desejo que essa relação seja duradoura e que façamos um bom trabalho”, disse Leonel.

Para Philippe Edmond essa parceria é de extrema importância devido a presença afro existente em Salvador e por isso assegurou que, além dos investimentos em relação a moda, também irá trabalhar nos eixos de inserção dos jovens, indústria do carnaval e no saneamento público da capital baiana. “Temos interesse em reforçar a cooperação e não mediremos esforços para que isto aconteça”, finalizou.