Delegação inglesa afirma interesse em programa desenvolvido na Úrsula Catarino

04 de abr de 2008 - dev

A Escola Municipal Úrsula Catarino, de Plataforma, recebeu hoje (4), a visita de uma delegação inglesa disposta a conhecer experiências locais de educação baseadas no uso das tecnologias da informação e da comunicação. Os visitantes são representantes do Comitê Nacional do UNICEF – Inglaterra, da Britsh Telecom (BT), empresa do ramo das telecomunicações, e do jornal britânico The Times.

A delegação conheceu os resultados do projeto Participação Infantil desenvolvido pela organização não governamental Cipó em parceria com Escola Municipal Úrsula Catarino. Além de demonstrarem as atividades desenvolvidas (textos, desenhos, murais, fanzines e fotoclips), os alunos conduziram os visitantes britânicos à Casa Brasil, espaço onde os educandos recebem cursos de informática básica, manutenção de micro e ainda dispõem de uma sala de leitura, com um grande acervo de livros didáticos. O espaço funciona nos três turnos, todos os dias da semana, e atende hoje a 51 jovens que receberão, ainda nesse mês, o certificado de formação em informática.

Mãe de Vinícius Pereira, aluno de 11 anos que participou do programa com a Cipó, Almirene do Espírito Santo afirma que seu filho melhorou bastante no aspecto do comportamento: “Ele era muito agitado. Hoje ele fala em casa e na turma como mexer no computador e criar jogos e brinca com todos. Está se comunicando mais, perguntando mais, enfim, está mais participativo”. Luane Silva (10), participante do Participação Infantil, destacou a importância do seu aprendizado constitucional. “O que mais gostei foi a idéia sobre os direitos e deveres e as entrevistas, porque assim dá pra saber as opiniões das pessoas”, explicou.

Para a assistente de coordenação da Cipó, Maria Falcão, a principal importância dessa visita é a valorização do trabalho desenvolvido durante o ano, fazendo com que os alunos se sintam sujeitos e não objetos do sistema vigente. Segundo a representante da UNICEF – Inglaterra, Emma Refaussé, “o projeto desenvolvido pela Cipó é um trabalho positivo e bem feito, pois alcançou o resultado esperado, e fez com que os alunos ficassem mais interessados na escola”. A representante da Britsh Telecom, Jolie Sanders, reforçou as palavras de Refaussé ressaltando que a multinacional tem interesse em investir em projetos dessa natureza.

Entre 2008/2009, a BT vai investir 500 mil libras no Brasil, equipando as escolas com computadores, câmeras digitais e outros equipamentos, visando implementar a metodologia da Educomunicação em 10 escolas públicas de cinco capitais, entre elas Salvador.