Delegações do Senegal e de Serra Leoa visitam escola municipal de Ilha de Maré

04 de set de 2018 - Jornalismo

Na manhã da quinta-feira (30), a Escola Municipal de Ilha de Maré, situada em Praia Grande, recebeu a visita das comitivas do Senegal e Serra Leoa, além de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e outras autoridades. O objetivo da missão foi um intercâmbio cultural com a comunidade quilombola e conhecer peculiaridades da alimentação escolar dessa unidade.

“A gente hoje abre as portas da nossa escola para essa comitiva com muita alegria. Nessa comunidade quilombola estamos muito felizes em recebê-los trocando informações em uma manhã extremamente produtiva onde colhemos e passamos informações e acredito que eles ficaram muito entusiasmados com nossas práticas de alimentação como todo e as nossa forma de trabalhar o conteúdo com as crianças”, ressaltou o secretário da Educação, Bruno Barral.

Participaram da missão o ministro da Educação do Senegal, Serigne Mbaye Thiam, o parlamentar Aimé Assinep, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Nacional, a representante do Programa Mundial de Alimentos, Léna Savelli, entre outros.

De Serra Leoa vieram os vice-ministros Patricia Nyanga Laverley, da Fazenda, Emily Kadiatu Gogra, de Educação Básica e Secundária, Anthony Augustine Sandi, da Saúde e Saneamento, e Samking Koihinah Braima, de Agricultura e Indústria Florestal, e o representante do Programa Mundial de Alimentos em Serra Leoa, Housainou Taal, entre outros

A coordenadora de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Emília Coelho, destacou a importância da visita. “Momento de trocar experiências e mostrar o programa de alimentação escolar e sua execução na prática nas escolas quilombolas, um programa da secretaria que é exportado para vários países inclusive para Senegal e Serra Leoa e durante a palestra nos vamos mostrar como é trabalhada a questão da cultura quilombola, os hábitos alimentares saudáveis com as crianças, jovens e adultos e toda logística de preparação, armazenamento e transporte dos alimentos”.

Além de ouvirem a palestra da nutricionista Emília, os visitantes conheceram as dependências da escola, participaram de apresentações culturais mostradas pelos alunos e degustaram um almoço da culinária baiana e quilombola oferecido pela direção escolar.