Democracia e qualidade dos debates marcam Conferência de Educação

28 de jul de 2013 - dev

A Conferência Municipal de Educação de Salvador (COMED) foi marcada pela qualidade e profundidade dos temas debatidos e a participação de todos. “Houve um processo de votação democrático com a participação efetiva dos segmentos de educação do município”, conta o coordenador geral da COMED, Eliezer Cruz. O evento integra mais uma etapa da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) e foi realizado nesta quinta (25) e sexta-feira (26), Faculdade Unyahna, em Patamares.

A representante do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetiba), Arielma Galvão, considerou a conferência um avanço. “Foram aprovadas propostas que consideram não só os beneficiários dos programas de transferência de renda, mas as crianças e adolescentes retiradas da situação de trabalho infantil e irregular. Antes, não se enxergava esse público, agora eles estão no papel”, explica.

Para o secretário da Educação, João Carlos Bacelar, o evento da máxima relevância para o futuro de Salvador e do nosso país. “Como educadores e interessados no assunto, todos sabemos a importância da Educação e, particularmente, do ensino público, para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de construir uma sociedade mais humana e mais justa”, disse.

Bacelar destacou que a Educação é o caminho do desenvolvimento, porque tem reflexos imediatos e positivos em todos os campos. “Investindo em Educação, a China e a Coréia colhem hoje um os frutos de um incrível progresso. Precisamos seguir estes bons exemplos. E aqui em Salvador, apesar de todas as dificuldades, já iniciamos uma grande mudança”, disse.

ELEIÇÃO DE DELEGADOS – Além das proposições que foram apresentadas e discutidas, houve a eleição de delegados que vão representar o município na Conferência Estadual de Educação. Os delegados eleitos foram: Mariselma Bonfim, Maria Rosina Borges da Silva, Manoel Vicente da Silva Calazans, Talita Rogaciano Santana dos Santos, Celma Cristina de Santana Vitória, Edna Rodrigues de Souza Pepê, Luiz Antônio Queiroz de Araújo, Denise Troina dos Santos, Elza Souza Melo, Marcia de Medeiros Assad, Darci Santos Souza Xavier e Ednaldo Soares Alcântara. O município também será representado pelo secretário Municipal de Educação (membro nato) e por Cristina Santana (representante da Comissão Organizadora da COMED Salvador).

A conferência também contou com a participação significativa da sociedade civil. “A educação tem vários espaços para serem preenchidos, por isso estou aqui. Como mãe e cidadã, tenho que acompanhar como a conferência é feita e pude ver que é um espaço democrático e qualitativo”, explica Edlene de Melo, que tem dois filhos, um na rede estadual e outro na rede municipal.

O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), teve como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração”. O professor Adilson Gomes, considerou a conferência de alto nível e ficou satisfeito com as políticas públicas definidas para Salvador. “Trabalho há 39 anos na área e essa foi uma experiência excelente. Agora é cumprir tudo que foi proposto nesse decênio”, ressalta.