Desabamento de telhado em escola municipal

06 de jan de 2005 - dev

A Escola Municipal Helena Magalhães, no Alto da Boa Vista de São Caetano, teve parte das estruturas de cobertura desmoronada, ontem (dia 5) à noite, por volta das 22 horas. Hoje (dia 6), à tarde, o prefeito João Henrique esteve no local acompanhado da secretária municipal de Educação, Olívia Santana. A escola estava em reforma desde agosto do ano passado e as obras estavam em fase de conclusão.
As obras estavam sendo executadas pela empresa D´Hora Construções e Serviços, de propriedade do engenheiro civil Nilson de Andrade e sob a responsabilidade técnica do mesmo engenheiro.Sem motivo aparente, provocado por chuva ou vento, despencou todo o telhado que cobre a área de circulação, com cerca de 90 m² de extensão. “A sorte é que não tinha ninguém nas dependências da escola, devido ao período de férias”, disse, aliviado, o prefeito, garantindo que a administração tomará medidas “enérgicas e exemplares” para apurar o fato e punir os responsáveis.Entre as providências adotadas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) está a notificação feita à empresa D´Hora, mas que não obteve resposta, não atendendo ao chamado. “Até agora, só existem omissão e silêncio”, salientou a secretária, informando que a empresa será acionada judicialmente.
A próxima medida consistirá na realização de uma perícia técnica na área pela Superintendência de Urbanização da Capital (Surcap). Segundo Olívia Santana, este trabalho será ampliado para as 16 unidades que estão em obras de recuperação. Também será aberto inquérito administrativo e redobrada a fiscalização das obras. “Vamos acompanhar de perto todas elas para que não ocorram falhas. Temos que garantir que o ano letivo aconteça de forma tranqüila e segura, sem oferecer riscos às comunidades escolares”, acrescentou, lembrando que a Helena Magalhães acolhe 1.117 alunos da 1ª à 8ª série do Ensino Fundamental, nos três turnos.