​Desfile artístico sobre a cultura da paz mobiliza mil alunos

11 de dez de 2014 - dev

Com o objetivo de promover a cultura de Paz em Salvador, a Secretaria Municipal da Educação (SMED) realiza nesta sexta-feira (12) o desfile “Onze Passos na Direção da Paz”, com saída às 9h simultaneamente da Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, e do Largo do Papagaio, com destino a Igreja do Senhor do Bonfim. O desfile, composto por mil alunos de 32 escolas da rede municipal de ensino, marca o encerramento do projeto pedagógico de mesmo nome desenvolvido pela SMED nas unidades escolares.

Alas artísticas representadas por alunos e professores de escolas municipais de Salvador pretendem chamar atenção da cidade para o tema. O desfile é dirigido pelo diretor teatral e dramaturgo Paulo Dourado e produzido pela Sole Produções. Ao todo são nove alas artísticas compostas por alunos das escolas da Cidade Baixa, Subúrbio, Pirajá, Centro, Cabula, Rio Vermelho, Vasco da Gama, Barra e Vale das Pedrinhas.

As alas representarão temas como a proteção do universo lúdico da criança; proteção dos direitos da criança e do adolescente; proteção do direito à educação; proteção aos desassistidos; proteção aos idosos; proteção aos enfermos; proteção aos moradores de rua; atenção à saúde e um mundo de paz.

O desfile também terá a participação de cinco fanfarras de escolas da rede municipal, alegorias e artistas de circo que serão responsáveis pela coreografia das alas. Reflexões sobre o respeito à vida, a generosidade, a importância do ouvir para compreender, de preservar o planeta e de redescobrir a solidariedade fundamentaram as diversas atividades lúdicas que resultaram na criação dos elementos do desfile. Ao final do desfile, personalidades baianas que serão homenageadas.

O projeto – A convocação para uma linguagem mais afetiva e que proponha tolerância e respeito entre as pessoas é a tônica do projeto pedagógico Onze Passos na Direção da Paz. Durante todo o ano letivo foram realizadas diversas atividades centradas na cultura da paz nas unidades escolares. Sendo assim, o desfile levará pra rua, de forma artística e muito vibrante, a crença de que a sociedade pode se transformar através da cultura de paz.