Desfile das escolas municipais homenageia os 457 anos de Salvador

28 de mar de 2006 - dev

Estudantes da rede municipal de ensino fizeram uma declaração de amor a Salvador ao desfilarem no Dique do Tororó na manhã do último domingo (26). O evento, que comemorou os 457 anos da cidade, contou com a participação de 1400 alunos, de 19 escolas municipais e seis fanfarras. Cada unidade de ensino levou para o Dique temas diversos, como poluição, pescaria e religião. Durante a solenidade foi cantado o Hino da Cidade pelo coral da Escola Municipal Seis de Janeiro.

Segundo o secretário municipal da Educação e Cultura, Ney Campello, o evento deu uma aula de cidadania e uma demonstração de carinho à cidade. “Precisamos cuidar de Salvador com amor e ensinar a estas crianças e adolescentes a história e a cultura da capital baiana. Uma cidade só se torna competitiva quando os moradores conhecem estes dois elementos”, afirmou. O desfile de comemoração ao aniversário de Salvador teve como principal objetivo atrair os estudantes a participarem da festa e conhecerem um pouco mais sobre a capital baiana.

O ato atraiu pessoas de várias localidades da cidade e representantes de órgãos municipais. O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Costa Lima relembrou os seus tempos na escola pública e de suas participações em desfiles cívicos. “Participei de muitas ações como esta e sempre achei este momento importante, porque os estudantes podem demonstrar todo o seu amor por esta cidade cheia de luz e cor. Vamos dar um Viva a Salvador pelos seus 457 anos”, comemorou.

Outro que assistiu com muito entusiasmo a homenagem dos estudantes da rede municipal foi o presidente da Câmara dos Vereadores, Valdenor Cardoso. “Para algumas pessoas este momento pode parecer uma ação simples, mas ele representa a auto-estima do cidadão soteropolitano. Aqui é uma grande aula de cidadania”. Participou também do evento o deputado estadual Javier Alfaya.