DGEL realiza encontros para criação de políticas para o esporte

26 de set de 2013 - dev

Visando oportunizar melhor qualidade de vida à população de Salvador através da prática de esportes, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), por meio da Diretoria Geral de Esporte e Lazer (DGEL), está discutindo estratégias em articulação com cinco grupos de trabalho (GT) para desenvolver ações de políticas públicas para o esporte. O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (26), no Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE), na Ribeira, com as Federações Esportivas.

Os encontros têm como objetivo eleger representações para fazer parte da lista indicativa na composição do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, criar estratégias de fortalecimento de política para o esporte e lazer na cidade de Salvador, além de discutir percentual garantido por lei para ser destinado ao Esporte e Lazer. Participaram do encontro cerca de vinte Federações Esportivas que representam esportes como jiu-jitsu, judô, kung fu, atletismo, futebol, tênis, basquetebol.

Para o presidente da União das Federações Esportivas do Estado da Bahia (UNISPORT), Gian Biglia, a diretoria de Esportes está de parabéns pela iniciativa de debater o esporte. “É de fundamental importância ampliar esse debate, juntar pontos de vista diferentes para formar uma política pública capaz de fomentar o esporte”, afirma. “Se implantarmos um conselho e fortalecermos as ações de políticas públicas vamos ter recursos para ter equipamentos esportivos. A população vai ser beneficiada com pista de atletismo, piscina olímpica e quadras esportivas”, explicou Téo Senna, diretor geral de Esporte e Lazer.

Ações serão discutidas por cinco grupos, são eles: Entidades Estaduais de Administração do Desporto (Federações Esportivas); Entidades de Prática Desportiva (Ligas e Clubes); Instituições de Ensino Superior com Curso de Educação Física; Empresas Promotoras e Investidoras no Esporte; e Academias Esportivas e Clubes de Corrida.

Ao todo serão cinco reuniões, uma com cada grupo, e em dezembro será feito um encontro com todos os GTs para elaborar um documento a ser entregue ao prefeito ACM Neto, contendo todas as propostas sugeridas para a criação de políticas públicas para o esporte e com sugestões de nomes dos membros do Conselho Municipal do Esporte.