Dia 15 acaba prazo do Censo Escolar

05 de mar de 2009 - dev

No próximo dia 15 de março encerra o prazo do Censo Escolar 2008. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através Assessoria Estratégica de Gestão (ASSEG), solicita aos diretores que ainda não forneceram os dados de sua unidade escolar para que o façam até esta data sob pena de comprometer os incentivos enviados pelo Governo Federal para a Educação de Salvador.

Até sexta-feira (6 de março), a SMEC disponibiza uma equipe de plantão no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAPS), na Pituba, com o objetivo de permitir o acesso aos computadores e orientar na declaração através do sistema Educacenso.

Durante o mês de fevereiro, os funcionários responsáveis pelo preenchimento de informações no Educasenso receberam treinamento da Secretaria para facilitar o envio de dados e evitar equívocos. De acordo com a ASSEG, o Censo Escolar só é considerado concluído após a declaração da “Situação do Aluno” – como se encontrava no final do ano letivo: se aprovado ou reprovado (rendimento), transferido, conservado ou falecido (movimento).

Segundo a coordenadora do Censo na SMEC, Rita Duyprath, a exatidão das informações fornecidas pelas unidades de ensino é de grande importância, pois será através delas que o Governo Federal realizará o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – um dos instrumentos utilizados para acompanhar o cumprimento das metas do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Também é através dos dados do Censo que serão formuladas novas políticas e reavaliada a distribuição de recursos públicos. A publicação do resultado do Censo está prevista pelo Ministério da Educação (MEC) para ser divulgado em junho.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, o Censo é indispensável para o desenvolvimento da Educação em Salvador. “Essa é a ferramenta utilizada para avaliar o ensino em nossa cidade. O resultado poderá garantir mais recursos federais às nossas escolas e consequentemente investimentos que poderão elevar ainda mais a Educação do nosso município”, explica.

Instruções do Educacenso

– 1º passo: www.educacenso.inep.gov.br e clique na opção: Autenticar. A senha para informar a Situação do Aluno é a mesma utilizada no Censo 2008.
– 2º passo: O sistema apresentará a lista de todas as turmas da escola declaradas na 1º etapa.
– 3º passo: Escolher a turma
– 4º passo: Informar o Rendimento/Movimento de todas as turmas uma a uma.
– 5º passo: Pesquisar os alunos admitidos após censo e informar a situação.
– 6º passo: Fechar o ano escolar e emitir o recibo