Dia da Família reúne comunidade e familiares de alunos da Escola Municipal Machado de Assis, em Plataforma

06 de ago de 2018 - Jornalismo

A Escola Municipal Machado de Assis, situada em Plataforma, comemorou, nesta sexta-feira (3), o Dia da Família, evento que reuniu alunos, familiares, professores, convidados e toda a comunidade escolar. “A ideia desse evento é, de fato, uma confraternização não só dos filhos com suas famílias, mas de toda comunidade. Além de, ao trazer a questão da diversidade, construir uma relação bacana com a família e suas diversas configurações”, comenta a diretora Cátia Cilene Gonçalves dos Santos. “Precisamos ter a família próxima, para que eles entendam o que seus filhos estão aprendendo aqui na escola, pois família e escola estão perfeitamente ligadas”.

O evento contou com as presenças de coordenadores de outras escolas da Gerência Regional de Educação (GRE) Subúrbio I. Houve palestras realizadas pelo Conselho Tutelar e por policiais da Ronda Escolar, da Polícia Militar. O conselheiro tutelar Vitor Lima Cruz ressaltou a importância da presença dos pais e dos questionamentos e dúvidas que foram levantados durante a palestra. “Muitos dos pais dessas crianças têm direitos e não buscam, pois não têm informações. Palestras como essa do Conselho Tutelar em momentos como esse são importantes para esclarecer sobre os deveres que o Estado tem com as crianças e para com a família.”

De acordo com o soldado da polícia militar Paulo José de Oliveira Dias, trabalhar assuntos ligados à comunidade, à família, como as rondas escolares realizadas no bairro é esclarecedor “A presença da ronda policial nas escolas leva segurança para os pais, por saberem que seus filhos estão seguros aqui. Vim hoje na escola para falar dessa parceria entre família, comunidade e Polícia Militar”.

A dona de casa, Eulinete Paixão de Santana, que tem um neto matriculado na unidade, achou importante essa iniciativa da escola em convidar as famílias para essa confraternização. “Muito interessante esse evento, essa integração entre nó, familiares, os professores, a comunidade e com a polícia militar. Isso gera uma união maior, onde a gente só tem a ganhar. Tudo isso é um conjunto da minha responsabilidade com meu neto, dos pais e mães com seus filhos, dos responsáveis pelas crianças, dos professores e colaboradores também”. Um bingo foi realizado na escola com distribuição de presentes para os ganhadores além de um almoço maravilhoso oferecido para os convidados.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS