Dia da Mulher Negra celebrado com palestra para educadoras

27 de jul de 2011 - dev

A 11° edição do Projeto Educação em Pauta foi realizada nesta terça-feira (26), em parceria com o Fundo de Inclusão Educacional das Mulheres Afrodescendentes (Fiema), em celebração ao dia 25 de Julho: Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e Caribe, e também em Salvador, Dia Municipal da Mulher Negra.

O evento reuniu cerca 100 educadoras no auditório da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). O tema abordado foi “Corpo e Educação: representações e corporeidade negra”, já que se entende o corpo como um dos instrumentos de resistência à opressão social e responsável pelo desenvolvimento e formação de outros corpos. O assessor chefe da Secult, Eliezer Cruz, representou o secretário João Carlos Bacelar no evento.

Também nesta terça-feira, durante a manhã, foi realizada uma oficina de Prática Corporal para o Educador com a atriz e professora de dança Luciana Souza. À tarde, as participantes assistiram a duas palestras. A professora e terapeuta de Análise Bioenergética, Gedalva da Paz, falou sobre “Qualidade de Vida: Corpo e Auto Estima” e fez alguns exercícios para melhorar a respiração e alongar o corpo.

Ainda dentro da programação, a professora e coordenadora pedagógica da rede municipal e pesquisadora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) Amanaiara Miranda, proferiu a palestra: “As possibilidades da Estética das Mulheres negras afro-brasileiras na contemporaneidade”.