Dia das Crianças comemorado com teatro, literatura e brincadeiras

10 de out de 2012 - dev

A rede municipal de ensino está em festa essa semana por conta das comemorações do Dia das Crianças. O quadro, o caderno e o lápis foram trocados por literatura, teatro, jogos, brincadeiras, gincanas e passeios. Um exemplo é o grupo de teatro da Escola Municipal Zulmira Torres, no Nordeste de Amaralina, que estreou sua 14º montagem, O Lobo Mágico, nesta quarta-feira (10).

A peça, em homenagem as crianças, faz uma viagem no universo mágico das fabulas com o encontro do Lobo e da clássica personagem Chapeuzinho Vermelho com os seres encantados do folclore: a Iara, o Saci, o Boto e a Caipora. “Eu adoro me apresentar no palco, a parte dos aplausos é a que eu mais gosto”, conta o aluno Jean Lima, de 9 anos, que encenou o lobo mágico.

O espetáculo destaca a importância do meio ambiente e, em paralelo, ensina as crianças a cuidarem da horta da escola, que foi plantada há pouco tempo. “Aprendi que temos que cuidar da plantação, jogando água, colocando no sol e tomando cuidado para não pisar no plantio”, explica a aluna Tainá dos Santos, de 7 anos.

O professor de teatro, Jorge Barros, que ensina na escola há cinco anos, conta os bons frutos que a arte cênica traz para os alunos. “O teatro e a música incentivam a leitura e elevam a autoestima das crianças”, explica. A mãe Daniela Santos, de 30 anos, que tem um casal de filhos na unidade de ensino, entende a importância dessa atividade artística. “O teatro ajuda na aprendizagem, minha filha é um exemplo disso, ela está lendo melhor com mais frequência, além de se tornar uma criança mais amiga”, ressalta.

Além da apresentação, na próxima semana os alunos vão assistir à peça Vira Lona, Lona Vira, no Espaço Xisto, nos Barris. Os estudantes já receberam a vista dos atores do espetáculo, na segunda feira (8), que fizeram uma oficina mostrando como funciona e como se comportar no teatro. Quando acabarem de assistir a peça, as crianças terão que redigir uma redação analítica sobre a montagem.

Incentivo à leitura – Na Escola Municipal Hercília Moreira, no Rio Vermelho, os alunos também contaram com uma programação especial. Nesta quarta-feira aconteceu o III Festival de Literatura, com o objetivo de incentivar a leitura e a boa convivência a partir de jogos e brincadeiras.

Por meio da poesia, música e teatro, as crianças mostraram o que aprenderam em sala de aula. “Esse é o momento em que os alunos expõem o que produziram em sala, utilizando diversas linguagens. Eles se sentem artistas, a atividade é uma forma de valorizar as nossas crianças”, explica a gestora Cátia Meire.

A aluna Norelane Santos, de 9 anos, ensaiou por 7 dias sua apresentação de dança e disse que gostou de aprender literatura dessa forma. “Assim é mais fácil aprender o assunto, foi muito criativo. Temos que ter o momento do dever na sala de aula e o da apresentação”, ressalta.

Além do festival, durante a semana, os estudantes participaram de oficinas de confecção de pipas e brinquedos feitos com sucata e de uma palestra com policiais militares. A festa continua nesta quinta-feira (11), com o Dia do Brinquedo e a apresentação da banda da Polícia Militar, e na sexta-feira (12) com a ida dos alunos da educação infantil ao teatro, para assistir a peça Anacleto: o porquinho politicamente correto, no Teatro SESI do Rio Vermelho.