Dia do Desafio reforça importância da atividade física

29 de maio de 2013 - dev

Aos 74 anos, Saturnino Borges de Santana foi um dos primeiros a chegar ao Dique do Tororó na manhã desta quarta-feira (29) para participar da caminha do Dia do Desafio, realizada Secretaria Municipal da Educação, por meio da Diretoria Geral de Esportes, em parceria com o Sesc Bahia. Cerca de 100 pessoas participaram da atividade de mobilização mundial, que tem como objetivo de inserir a atividade física no cotidiano da população, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

A disposição de Saturnino surpreendeu a todos e reforçou a importância da atividade física e adoção de hábitos mais saudáveis. “Eu me sinto muito bem, muito jovem, e nada melhor para a vida de uma pessoa do que fazer exercício e ter hábitos saudáveis. Essa atividade tem que ser parabenizada e valorizada. Já participei de quase 30 maratonas e recentemente tive um infarto e tenho certeza que não tive sequelas e nem morri por causa da corrida”, destacou.

Téo Senna, diretor geral de Esporte e Lazer da SMED, explicou que fomentar a atividade física e o esporte é o principal objetivo do órgão. “Hoje Salvador inteira está mobilizada, assim como o Brasil e o mundo. Estão sendo realizadas atividades pelas Forças Armadas, nas academias, nas escolas da rede. Além disso estamos requalificando quadras e campos de Salvador como forma de aproveitar esse momento de Copa das Confederações, Copa do Mundo e reforçar o incentivo a prática esportiva como um todo, que é o que nós fazemos no dia-a-dia, principalmente nas escolas da rede”, enfatizou.

O coordenador de eventos do Sesc Bahia, Marcelo França, afirmou que só na Bahia o evento, que já é realizado há mais de 12 anos, está acontecendo em 102 municípios, além outras centenas de cidades do Brasil e do mundo. “A cidade que investe na promoção de atividade física e hábitos saudáveis para população, com certeza gasta menos com saúde pública, com remédios e é mais feliz. Por isso reforçamos que 15 minutos diários de qualquer atividade já fazem uma grande diferença na vida das pessoas”, disse. A caminhada foi encerrada com um café da manhã.

PROGRAMAÇÃO – A tarde também será de muitas atividades na Praça Municipal com a realização de oficinas interativas, rodas de capoeira, forró, dança regional, projeto Rua de Lazer, ginástica laboral, dentre outras ações que serão realizadas das 14hs às 19hs. “O Dia do Desafio é um movimento nacional e nós aderimos para sensibilizar as pessoas sobre a importância de se fazer atividades físicas e adotar hábitos saudáveis”, reforçou o diretor geral de Esportes da SMED, Téo Senna.

Praça Municipal

No período da tarde, na Praça Municipal, a programação contou com oficinas interativas, rodas de capoeira, forró, dança regional, projeto Rua de Lazer, ginástica laboral e treinamento de basquete, com a participação de alunos das escolas municipais Vivaldo Costa Lima (Pelourinho), Teodoro Sampaio (Santa Cruz) e Francisco Leite (Águas Claras).

A dona de casa Verônica Desterro, de 51 anos, disse que a correria do dia-a-dia não deixa ter tempo de fazer atividades físicas e já tem sentido o fruto do não-compromisso com a saúde. Já o agente de saúde Manoel Santos, de 45 anos, diz que procura, dentro da sua atividade profissional, desenvolver um pouco da caminhada, já que tem que se locomover em diversas localidades.

Escolas

Além das atividades no Dique do Tororó e Praça Municipal, todas as 431 unidades de ensino da rede municipal foram orientadas a reservar um momento para que os alunos, professores e funcionários possam desenvolver algum tipo de atividade física ou esportiva. A iniciativa contribuirá significativamente para a promoção da interação e a elevação da qualidade de vida de todos.

O Dia do Desafio incentiva a prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece todo ano, simultaneamente, em diversas cidades do Brasil e do continente americano. O evento é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, com diversas ações comunitárias.