Dia do Folclore é comemorado na rede municipal

25 de ago de 2014 - dev

Mais de 400 alunos da Escola Municipal Sociedade Fraternal participaram das comemorações da semana da Diversidade Cultural. O objetivo da atividade foi despertar nos alunos o interesse, o respeito e a valorização das diversas manifestações culturais brasileiras. Cantigas de roda, brincadeiras como advinhas, trava-línguas, parlendas, capoeira e comidas típicas, fizeram parte da programação do evento. “Foram momentos proveitosos que possibilitaram a socialização de conhecimentos, o resgate e a valorização das tradições populares”, comemorou Elenilda de Sá, vice gestora da unidade.

O dia do folclore foi comemorado com muita alegria e criatividade na Escola Municipal Bahai (Itapuã). Nos meses de julho e agosto os alunos alunos realizaram diversos estudos sobre mitologia, contos e lendas populares, lendas e mitos da cultura popular brasileira, saci-pererê, curupira, boitatá, lobisomem e mula-sem-cabeça, festas populares, Dia do Folclore, festividades e comemorações, contos folclóricos do nordeste. Durante o trabalho realizaram dramatizações, assistiram vídeos sobre o assunto e ficaram sabendo que muitas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.

A Escola Municipal Tiradentes também festejou o Dia do Folclore na última sexta-feira (22). Foram apresentadas lendas, parlendas, adivinhas, poema, resgate de brincadeiras infantis, sambas de roda e ao fim uma roda de capoeira. As atividades farem parte do plano de ação da escola de resgatar a cultura popular através de suas diversas expressões culturais e artísticas. A ação foi um momento rico de aprendizagens significativas e de integração entre toda a comunidade escolar.

A comemoração também mobilizou os alunos do ensino regular e as turmas do Mais Educação da Escola Municipal Oito de Maio, em Periperi. Os alunos fizeram apresentações de samba de roda, makulelê, capoeira, cirandas, brincadeiras populares, lendas, dentre outros. Segundo Danielle Albuquerque, gestora da unidade escolar, resgatar as tradições folclóricas é sempre enriquecedor, pois estimula a valorização da cultura do nosso povo e a manutenção das tradições populares.

A sexta-feira (22) também foi de festa na Escola Municipal Cidade Vitória da Conquista com a realização de atividades que fortalecem a preservação da memória e culturas populares, relacionadas ao Folclore brasileiro. Os alunos participaram de atividades como “O que é o que é?”, advinhas, brincadeiras de roda, rasga saco, rodas de capoeira, oficina de pipas, dentre outras atividades. A programação foi encerrada com degustação de comidas típicas da Bahia.