Dia do Professor – Mensagem do secretário Ney Campello para os educadores da rede municipal de ensino

15 de out de 2007 - dev

Caros professores (as),

Tenho consciência do muito que já foi realizado nesses 2 anos e nove meses de gestão. Mas ainda há um longo caminho a trilharmos rumo a uma educação pública de qualidade. E a atual gestão entende que os resultados neste sentido virão com maior celeridade na medida em que as políticas públicas de valorização dos trabalhadores em educação sejam constantes na SMEC.

Neste sentido, a Secretaria tem apostado em agregar valor à trajetória profissional dos nossos professores. Ações neste sentido foram realizadas como a capacitação à educação ambiental; o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e os cursos para a educação dirigida a alunos com necessidades especiais, que já capacitaram 2.178 docentes.

E desde 2005, 1.805 professores já foram beneficiados com cursos de graduação e 591 docentes contemplados com cursos de pós-graduação.

Foram criadas ainda ferramentas específicas para a qualificação do professor, como a Universidade Aberta da Educação e Cultura (UNICED). Somente no Curso de Gestão Escolar , 2.268 docentes se inscreveram, demonstrando o interesse da categoria na ascensão profissional dentro dos quadros da rede municipal e compromisso social com os seus alunos.

Outra novidade da atual administração é o contínuo suporte tecnológico para a melhoria do processo de ensino e aprendizado. Até o final de 2004, somente 46 escolas contavam com laboratórios de informática. Atualmente, 163 escolas têm infocentros nas suas dependências. E está em plena atividade o Centro de Produção de Aulas Multimídia, onde as aulas são originadas pelos técnicos em Programação a partir das demandas do corpo docente da Secretaria

Recentemente, também foi lançado o Programa de Valorização dos Profissionais em Educação (Valoriza), cuja nomenclatura define claramente o objetivo deste instrumento em se tornar mais um alicerce para o crescimento profissional dos nossos professores. Através desta ação, 4.000 trabalhadores em educação recebem gratuitamente, na sua residência, uma assinatura anual da Revista Nova Escola, publicação mensal cujos diversos conteúdos têm plena utilização na sala de aula. Com o encerramento das inscrições para este benefício, estão em curso duas outras ações do programa. Já se encontra disponível no site wwww.smec.salvador.ba.gov.br o pré-cadastramento para outros dois benefícios realizados através de parceria com a Caixa Econômica Federal: financiamentos diferenciados para a realização do sonho da casa própria e a concessão de subsídios para a aquisição de computadores.

Constantemente, visito com nossa equipe de coordenadores diversas unidades do sistema municipal de ensino. Inclusive, determinei aos coordenadores da SMEC visitas regulares semanais a duas escolas. E temos ciência das dificuldades enfrentadas pelos professores no seu dia-a-dia. Há uma grande heterogeneidade nos nossos espaços físicos, por exemplo. Em algumas escolas, principalmente nas municipalizadas, os espaços não são ideais para o exercício do ofício do ensino. E uma das prioridades desta gestão tem sido a reestruturação da rede física escolar, com 6 escolas construídas, 4 reconstruídas e 27 que passaram por reformas completas, além das contínuas intervenções nas escolas. Mas ainda há muito o que realizar pela melhoria, adequação e em alguns casos até a mudança dos espaços físicos de unidades escolares.

Entretanto, com todas as dificuldades e evidentes avanços conquistados nesta gestão, nossa mensagem é a da COESÃO. È necessário que todos, secretário, coordenadores e funcionários do Órgão Central da SMEC, diretores e funcionários das escolas, tenham, antes de tudo o COMPROMISSO com o aluno. Afinal, nossa atividade fim é a formação de cidadãos conscientes e com uma gama de saberes que lhes dêem o maior grau possível de competitividade numa futura disputa no mercado de trabalho.

Sempre fui aluno de escola pública e, portanto, tenho uma imensa gratidão pelos inúmeros professores que tiveram valor significativo na minha trajetória e de milhões de egressos da escola pública que se tornaram advogados, administradores, engenheiros, médicos etc. Afinal, parafraseando o mestre Paulo Freire, a educação é a principal via da transformação.

Sendo assim, sigam em frente e aproveito a oportunidade para parabenizar os 6.000 professores da rede municipal de ensino pela passagem do nosso dia.

Professor Ney Campello

Secretário municipal da Educação e Cultura