Dia Nacional do Livro Infantil movimentou as escolas da rede municipal

19 de abr de 2017 - Jornalismo

Com foco no estímulo à leitura e na construção do hábito de ler, as escolas da rede municipal realizaram diversas atividades no Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato. Peças teatrais, criação de espaços para leitura, histórias com fantoches, exibição de filmes e vídeos, reforçaram o tema nas salas de aula e reforçaram aos alunos que ler é importante e prazeroso.
A biografia de Monteiro Lobato, bem como suas obras e personagens, inspiraram gestores, coordenadores e professores na elaboração das atividades do Dia do Livro. Nas escolas municipais Armando Carneiro da Rocha e Professora Anita Barbuda houve encenação da peça Sítio do Pica Pau Amarelo. Os alunos do Cmei Helcio Trigueiro e das escolas Cônego Emílio Lobo e Artur de Sales assistiram a apresentações com os personagens Narizinho, Emília e Visconde.

Teatro na Escola Municipal Assistência Social São José

Os alunos dos grupos dois e três do CMEI Arlete Magalhães assistiram à encenação do nascimento de Emília e depois reescreveram a história em um painel. No CMEI Tereza Helena Mata Pires e na Escola Municipal Cristo a obra do autor também foi tema de atividades diversas. As crianças do grupo 5 da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII apresentaram uma coreografia inspirada na boneca Emília.
O livro Bom Dia Todas as Cores, da escritora brasileira Ruth Rocha, foi escolhido para ser a leitura de acolhimento dos alunos pela Escola Assistência Social São José, que teve ainda o Varal de Leitura e Cantinhos da Literatura. Na Escola Sociedade Tomé de Souza houve uma roda de conversa com a escritora e coordenadora da rede municipal Kalypsa Brito.
Lendo nas escadarias do Passo! foi o projeto desenvolvido pela Escola Vivaldo da Costa Lima. A Escola Syd Porto abrigou uma “Feira de Livros”. E a Escola Maria Rosa Freire fez um trabalho junto aos pais, para conscientização da importância do estímulo à leitura.
Dramatizações de contos, rodas de leitura e teatro com fantoches foram realizados nas escolas Dois de Julho, Joaquim Magalhães, Cabula I, Dr. Antonio Carlos Magalhães, os CMEIs Unidos de Castelo Branco, João Paulo I, Paroquial de Santana, Eduardo Freitas, entre outros. Na Escola Municipal Santa Terezinha, houve leitura de histórias feitas pelos alunos.
Inaugurações_ A Escola Manoel Florêncio aproveitou a data para inauguração a Sala de Leitura Luis Gama, com apresentação cultural de alunos e professores e a Escola Consul Schindler, o Clube do Livro, um espaço especialmente decorado com trabalhos de reciclagem destinado à leitura e empréstimo de livros.

Cantinho da leitura da Escola Joaquim Magalhães

Roda de leitura na Escola 2 de Julho

Escola Maria Rosa Freire: trabalho com os pais.