Diário estimula o autoconhecimento de alunos

26 de maio de 2009 - dev

Um livro que acompanha a criança diariamente. Nele pode escrever sobre o que mais gostou no seu dia, o que a deixa feliz, o que a entristece, o que aprendeu na escola. Toda esta experiência, seja em casa ou na sala de aula, pode ser realizada com o Diário de Bordo, um dos livros que fazem parte da Coleção Cidade Educadora, utilizado por alunos do 1º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino.

O livro serve como um suporte para o registro das descobertas da criança durante o ano, com o objetivo de que a evolução da trajetória pessoal e escolar não seja esquecida e possa ser guardada para o futuro e possibilita um processo de construção de identidade, pautado na valorização da autoestima e da autonomia dos alunos, que se tornam os protagonistas das próprias produções e se percebem como agentes das mudanças no lugar em que vivem.

Nele, o aluno insere seus dados pessoais, preferências, lista de amigos, recortes, fotos, ideias e até mesmo noções de planejamento. “Os blogs fazem muito sucesso na Internet. Nele, as pessoas colocam suas ideias e retratam muito sobre sua personalidade. O Diário de Bordo foi criado para que as crianças também possam fazer algo semelhante, mas no papel, sem depender do computador e da internet.

Segundo Maria das Graças Pires Silva Ribeiro, mãe da aluna Vanessa Pires Ribeiro, 8 anos, a atividade com o Diário de Bordo entusiasma a criança. “É um espaço em que ela pode escrever suas próprias idéias e que permite a participação da família. Sempre oriento e dou respaldo necessário. Como trabalho na biblioteca da escola, às vezes, até eu fico viajando com os temas e fico pensando ah… se fosse eu quem estivesse na sala de aula”, expressa a mãe de Vanessa. A aluna cursa o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Thereza Magri, em Praia Grande.