Dica Cultural – Peça Cuida Bem de Mim

05 de jun de 2006 - dev

Em cartaz há dez anos, a peça Cuida Bem de Mim está sendo exibida no Espaço Xisto Bahia, na Biblioteca Pública dos Barris, entre sexta-feira e domingo, às 20 horas. A obra retrata os conflitos sociais ocorridos dentro de uma escola. O subsecretário municipal de Educação e Cultura, Weslen Moreira, assistiu à peça no dia 04 de junho e recomenda como “uma ótima opção cultural para os educadores”.

Transcrição de texto da AGECOM- Governo do estado da Bahia

Uma parceria entre o Liceu de Artes e Ofícios e o Programa Petrobras Social traz de volta aos palcos e escolas públicas de Salvador, sob a direção de Luiz Marfuz, o projeto Cuida Bem de Mim. A peça Cuida Bem de Mim trata da preservação física e humana, contemplando a atualidade dos fatos que compõem a violência escolar, numa abordagem provocativa de jovem para jovem, levando a uma reflexão viva, que instiga a ação pacífica para a cidadania. Com essa proposta, o Liceu pretende atingir 25.600 alunos, entre apresentações e debates, alcançando um grande número de escolas públicas de Salvador.

Enquanto na primeira versão do projeto o elenco era formado exclusivamente por atores profissionais, desta vez o diretor Luiz Marfuz apostou no talento e na garra de 15 jovens do Grupo de Teatro da instituição que, há mais de um ano, estão sendo preparados para enfrentar este grande desafio. Nesta nova etapa, o Liceu ampliou o raio de ação do projeto, tornando-o muito mais eficaz e comprometido com a causa da instituição em formar jovens para a vida, através do trabalho e da arte.

Reconhecimento social

Em 2002, o projeto Cuida Bem de Mim entrou numa concorrência com mais de duas mil instituições brasileiras e foi aprovado no Programa Petrobrás Social, juntamente com outros 37 contemplados. “O Liceu percebeu a importância de dar continuidade a um trabalho que já dera tão bons frutos”, disse o superintendente da instituição, Nelson Issa.

Patrocinado pela Petrobras e com o apoio do Instituto Ayrton Senna, no Programa Cidadão-21 e da Secretaria da Educação do Estado, o projeto volta com novo foco, novo elenco e novo gás, tendo como nova meta ser assistido por 25.600 alunos no decorrer deste ano.

Sinopse

Cuida Bem de Mim conta a história de uma escola pública que enfrenta um momento crítico devido à depredação que acontece nas suas dependências e entre as pessoas que nela convivem. Em meio às aulas tumultuadas da professora de língua portuguesa, Célia, aos atrasos da professora de matemática, Luísa, e das imposições disciplinares da diretora, os adolescentes buscam uma definição de seus papéis e a compreensão dos seus problemas e desejos.

Rita, líder de classe, apoiada por seus amigos e colegas, Das Dores e Raimundo, enfrenta as hostilidades de Sinval, líder bagunceiro e seus companheiros, Mirinha e Bactéria. Mas por um golpe do destino, Rita e Sinval se descobrem apaixonados. Agora terão que enfrentar seus amigos, a escola e suas famílias na busca da aceitação do seu amor.

Em meio a essa situação, os personagens vão se modificando, criando novas relações e reforçando a solidão dos que não se deixam contagiar pelas transformações. Após uma forte desestruturação, o grupo compreende o seu papel na depredação e na conservação do patrimônio, buscando, em conjunto, novas soluções para a própria vida. “A mesma força que a gente tem para destruir, tem para reconstruir”.