Dimenstein é palestrante de encontro para professores

07 de jul de 2009 - dev

No próximo dia 9 de julho diretores, coordenadores pedagógicos e professores do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Salvador, que utilizam em sala de aula o Programa Cidade Educadora, reúnem-se no Teatro Yemanjá do Centro de Convenções, para a palestra de Gilberto Dimenstein. Na ocasião, os educadores também terão um encontro com o autor da Coleção Cidade Educadora, José Ricardo Moreira.

Além de Dimenstein também já está confirmada a presença da Diretora do Centro Pedagógico do Programa Cidade Educadora, Marta Morais Costa. Marta é doutora em Literatura Brasileira pela USP e vai abordar com os educadores a importância da contação de histórias, o professor como contador e dará alguns exemplos de como contar histórias.

O secretário de educação, Carlos Soares, entende que a participação maciça da classe docente no encontro é de fundamental importância para fortalecer ainda mais o desenvolvimento do Programa na capital, e reforçou o compromisso da secretaria de intensificar as ações de incentivo à leitura.

O evento também contará com apresentações de cordel, coral e show cultural com as cantoras-professoras da rede.

Sobre o Programa

O Programa Cidade Educadora foi criado com o objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa, oferecendo alternativas inovadoras que garantem resultados concretos e valorizam as experiências locais. Os professores são catalisadores de uma transformação que envolve alunos e educadores, mas não fica restrita à escola, porque toda a comunidade também é envolvida.

Os livros da Coleção permitem que o professor tenha flexibilidade e autonomia para decidir a seqüência de leitura, adequando o uso da coleção às necessidades e ao interesse da turma. A partir da literatura, o material explora a transversalidade – os temas transversais ou valores essenciais, como cidadania, meio ambiente, ética, respeito mútuo – e desenvolve habilidades e competências necessárias para a construção do conhecimento em todas as áreas.

O Cidade Educadora oferece formação continuada de professores, desenvolvimento de projetos envolvendo escola e comunidade, integração com ações sociais e ambientais, propostas de inclusão digital, tudo isso complementado com avaliação e acompanhamento permanente. As posturas são sempre direcionadas à construção da cidadania, à redução da violência e da exclusão social. Nos livros da Coleção Cidade Educadora a literatura é a base não apenas para abordar conteúdos curriculares, mas também para ensinar valores.