Diminuem a evasão e a repetência na rede municipal de ensino

20 de jul de 2007 - dev

Nos últimos dois anos, a rede municipal de ensino tem reduzido os índices de reprovação e evasão escolar, o que demonstra uma tendência de reversão dos altos números de abandono e reprovação no ensino público na capital baiana. Em 2004, o índice de evasão chegava a 15,22% e em 2006 a taxa foi de 12,53%.

Já o índice de reprovação em 2004 era de 22,40% e em 2006 foi de 21,55%, totalizando uma redução de 3,54%. Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, estes dados refletem as políticas públicas em educação desenvolvidas nesta gestão. “Esperamos que no próximo ano estes números se tornem mais favoráveis”, pontuou.

Já no primeiro ano da atual administração municipal (2005), ocorreu uma redução no índice de evasão escolar. Enquanto a taxa de evasão escolar no ano letivo de 2004 foi de 15% dos alunos matriculados, já em 2005 foi de 13,9%.

Com o advento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o objetivo da Prefeitura é alinhar as políticas de remuneração, gratificação e avaliação à aprendizagem dos alunos, como, por exemplo, a declaração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino no Censo 2007 , que estão em andamento, e o debate sobre o CEB II (Segundo Ciclo de Estudos Básicos) .

Políticas de valorização do docente

Para garantir uma educação com maior qualidade, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura tem investido na qualificação profissional do corpo docente. Desde o inicio da gestão, foram convocados 1.500 professores concursados, todos graduados. Além disso, 1.805 professores se beneficiaram com cursos de graduação e 591 docentes ingressaram em cursos de pós-graduação, através de convênios da SMEC com instituições de ensino superior, como a Universidade Federal da Bahia (UFBa), dentre outras. A secretaria também inaugurou, em 2006, a Universidade Aberta da Educação e Cultura (UNICED). Somente o curso de gestão escolar desta instituição já beneficiou 2.268 professores

Outro beneficio é o convênio da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, que oficializou a criação do Programa Valoriza. Através desta ação, os educadores terão benefícios, como financiamento para casa própria e reforma habitacional; subsídios para a aquisição de computadores, notebooks e impressoras e assinatura gratuita anual da Revista Nova Escola.