Diminuição histórica da repetência na rede municipal de ensino

02 de jan de 2008 - dev

O índice de reprovação de alunos na rede municipal em 2007 teve uma drástica redução. Em 2006, 21,55% dos alunos matriculados foram reprovados. Em 2007, o número de alunos reprovados diminuiu para 11,68%. Em toda a década, os índices de reprovação ficavam na casa dos 20%. Nos últimos três anos, a rede municipal de ensino tem reduzido os índices de reprovação e evasão escolar, o que demonstra uma tendência de reversão dos altos números de abandono e reprovação no ensino público na capital baiana. Em 2004, o índice de evasão chegava a 15,22% e em 2006 a taxa foi de 12,53%. O índice de evasão escolar voltou a descer em 2007, para 11,22%.

Já o índice de reprovação em 2004 era de 22,40% e em 2006 foi de 21,55%, totalizando uma redução de 3,54%. Já no primeiro ano da atual administração municipal (2005), ocorreu uma redução no índice de evasão escolar. Enquanto a taxa de evasão escolar no ano letivo de 2004 foi de 15% dos alunos matriculados, já em 2005 foi de 13,9%.

Com o advento do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o objetivo da Prefeitura é alinhar as políticas de remuneração, gratificação e avaliação à aprendizagem dos alunos, como, por exemplo, a declaração da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade de ensino no Censo 2007 , que estão em andamento, e o debate sobre o CEB II (Segundo Ciclo de Estudos Básicos) .

Para garantir uma educação com maior qualidade, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura tem investido na qualificação profissional do corpo docente. Desde o inicio da gestão, foram convocados 1.500 professores concursados, todos graduados. Além disso, 1.805 professores se beneficiaram com cursos de graduação e 591 docentes ingressaram em cursos de pós-graduação, através de convênios da SMEC com instituições de ensino superior, como a Universidade Federal da Bahia (UFBa), dentre outras. A secretaria também inaugurou, em 2006, a Universidade Aberta da Educação e Cultura (UNICED). Somente o curso de gestão escolar desta instituição já beneficiou 2.268 professores.

Outro beneficio é o convênio da Prefeitura com a Caixa Econômica Federal, que oficializou a criação do Programa Valoriza. Através desta ação, os educadores têm benefícios, como financiamento para casa própria e reforma habitacional e assinatura gratuita anual da Revista Nova Escola.

De acordo com o secretário municipal de educação e Cultura em exercício, Cláudio silva, esta a tendência de diminuição dos números de evasão e repetência continuarão ocorrendo. “Teremos novidades no ano letivo de 2008 que serão importantes para a permanência do aluno na escola, como a implantação da Central de Regulação do Ensino. Este sistema permitirá ao órgão central da SMEC uma visão ampla do desempenho pedagógico da rede. E uma das funções dos coordenadores pedagógicos será o estímulo ao intercâmbio de experiências exitosas dentre as escolas, disseminando assim as boas práticas educativas”, frisou.