Dirigentes municipais de educação cobram a implantação do FUNDEB

03 de maio de 2005 - dev

Dirigentes municipais de educação cobram a implantação do FUNDEB

Em Salvador, existem 165.434 estudantes matriculados no ensino fundamental (1ª a 8ª série). Já na educação infantil (0 a 06 anos), estão matriculados somente 16.918 alunos. Uma das metas da Prefeitura é reverter esta situação. A secretária municipal de Educação e Cultura, Olívia Santana, informa que a luta é em nível nacional pela aprovação do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), cujo projeto de lei está tramitando na Câmara dos Deputados e através do qual o governo federal incluirá também a educação infantil no financiamento da educação. Neste momento, esta é a principal bandeira da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Este será o tema central das discussões nos dias 4,5 e 6 de maio, no Teatro Pedro Calmon, em Brasília/ DF, durante o 10º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. A secretária Olívia Santana estará presente ao encontro.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos deútados, Paulo Delgado Delgado (PT-MG), informou que durante audiência realizada no dia 27 de abril no Palácio do Planalto, com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu e dos ministros da Educação, Tarso Genro e da Coordenação Política, Aldo Rebelo, o governo federal se comprometeu a enviar ao Congresso até o fim de maio a proposta de emenda à Constituição que cria o FUNDEB.

Fórum

O 10º Fórum é uma realização da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, com apoio do Unicef e da Fundação Ford. O encontro é espaço de capacitação, debate, articulação e mobilização sobre o importante papel que a educação básica exerce no processo de inclusão social. Os dirigentes municipais têm a oportunidade de apresentar seus projetos e conhecer as iniciativas de outras cidades.

Também será tema de debates durante o 10º Fórum o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, da Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime), que será lançado pelo Ministério da Educação.

Com informações da UNDIME e da Agência Câmara

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Educação e Cultura