Discussão de políticas públicas para a Cultura marcam IV Conferência

20 de out de 2011 - dev

O debate na IV Conferência Municipal de Cultura de Salvador – realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), nos dias 17, 18 e 19 de outubro –, foi finalizado com a apresentação de propostas de políticas públicas para a cultura; e a eleição dos delegados que representarão o município de Salvador na Conferência Territorial de Cultura da Bahia, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro, em Lauro de Freitas e na Conferência Estadual, que será realizada em Vitória da Conquista, no período de 30 de novembro a 3 de dezembro.

Quatro representantes do poder público e sete da sociedade civil levarão as propostas territoriais a essas conferências. Eles foram eleitos democraticamente pela plenária – formada por todos os participantes da IV Conferência Municipal de Cultura –, que pela primeira vez pôde escolher também os representantes do poder público. Os temas foram avaliados por três grupos (Expressões Artísticas e Transversalidade da Cultura; Gestão de Cultura, Redes Produtivas e Serviços Criativos; e Patrimônio e Memória), que apresentaram propostas para a Cultura no âmbito municipal e territorial.

Satisfeita com os resultados dos trabalhos da IV Conferência Municipal de Cultura, a presidente da FGM, Isa Maria de Souza Silva, enfatizou a importância da participação efetiva da sociedade civil no planejamento e discussão de políticas públicas que vão nortear o desenvolvimento cultural do município de Salvador. “Sem a participação popular, a elaboração das políticas públicas para a cultura não seria democrática”, finalizou.

Estiveram no evento o secretário Municipal da Reparação, Ailton Ferreira (representando o Prefeito João Henrique), o assessor-chefe da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), Eliezer Cruz (representando o secretário João Carlos Bacelar); o coordenador geral de Estratégias e Gestão das Ações do Ministério da Cultura (representando o MINC), Marcelo Velloso; o secretário Estadual de Cultura, Albino Rubim e o representante do Ministério da Cultura na Bahia, Carlos Henrique Chenau.

Foto: Ianá Lua