Disponibilizada lista de contemplados para vagas na Educação Infantil

05 de jan de 2017 - Jornalismo

Os pais que se inscreveram para uma das 14 mil vagas destinadas a novos alunos da Educação Infantil já podem consultar a lista de contemplados pelo site da Secretaria Municipal da Educação (Smed), no endereço www.inscricaoeducacaoinfantil.salvador.ba.gov.br, ou pessoalmente nas unidades da rede municipal de ensino. O sorteio eletrônico foi realizado nesta quinta-feira (5), na sede da Smed, na Avenida Garibaldi, e acompanhado pela secretária Paloma Modesto, pela representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Lindalva Amorim, e demais presentes.

Para acessar a lista, é necessário estar com o número de inscrição em mãos. A partir do resultado, os responsáveis pelas crianças contempladas deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, de 9 a 13 de janeiro, para efetivar a matrícula. Caso a matrícula não seja efetivada no prazo, a vaga é destinada para quem ficou na lista de espera. Os mais de 12.500 alunos que frequentaram regularmente o ano letivo de 2015 tiveram suas matrículas renovadas automaticamente.

Antes do sorteio, a coordenadora de Matrícula Escolar, Agda Cruz, explicou que o processo de distribuição de vagas da Educação Infantil por meio eletrônico é bastante democrático e acompanhado pelo Ministério Público. A prioridade vai para crianças que possuem algum tipo de deficiência, que tenham irmão gêmeo participando do mesmo processo e serem beneficiárias do programa Bolsa Família.

Também presidente da Associação de Educadores das Escolas Comunitárias da Bahia e diretora da Escola Aberta do Calabar, Lindalva Amorim avaliou os avanços na área da Educação Infantil no município. “Sofremos por muito tempo atrasos neste setor. Agradeço à gestão principalmente com relação às escolas comunitárias que funcionam na periferia, cujo relacionamento com a Smed teve uma mudança muito gratificante. Essa é uma administração que tem priorizado mesmo a Educação Infantil”.

A secretária da Smed ressaltou que o processo de matrícula vem sendo aprimorado ao longo dos anos e que envolve diversos entes, como conselhos, associações, Ministério Público e população para chegar a um modelo de excelência. “É um mecanismo de transparência e de muita confiabilidade para que a gente assegure a idoneidade de todo o processo. Além disso, tivemos um incremento muito considerável na Educação Infantil em Salvador em termos de número de vagas e de qualidade. Houve um investimento e uma perspectiva sistêmicas, tanto na construção e reforma de unidades para expansão do número de salas, quanto também na qualidade acadêmica com a construção de parcerias e projetos que valorizassem a própria identidade da rede”, complementou.

Demais séries – Também foi iniciada hoje a matrícula para novos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. São mais de 25 mil vagas para novos alunos do Ensino Fundamental e dez mil da EJA. Outros 90 mil alunos do Ensino Fundamental e 11 mil da EJA que já eram da rede tiveram suas matrículas renovadas automaticamente. A matrícula pode ser realizada em qualquer uma das 441 escolas da rede pública de Salvador.

Os pais ou responsáveis devem se dirigir a uma unidade de ensino para matricular o filho para qualquer escola da rede municipal. Os documentos necessários são identidade, certidão de nascimento, histórico escolar, comprovante de residência e SalvadorCard (se possuir).