Docentes capacitados para atuar com jovens em vulnerabilidade social

07 de dez de 2011 - dev

“Somos mais que educadores, somos psicólogos, mães e amigos desses adolescentes”, conta a professora Carol Costa, que participou da Formação “Promovendo Direitos de Jovens: Cultura e Saúde Sexual e Reprodutiva em Salvador”. O curso teve como objetivo formar profissionais para atuarem com jovens em situação de vulnerabilidade social nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (CASES).

A formação, que durou três meses, foi encerrada nesta quarta-feira (07), no auditório da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), no Engenho Velho de Brotas. Participaram do curso mais de 50 pessoas, entre professores da rede municipal de ensino que atuam nas escolas municipais Professor Carlos Formigli e Yves de Roussan, que ficam dentro das CASES, além de educadores que compõem o quadro da Fundação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Fundac).

Durante todo o dia, os participantes relataram as experiências vivenciadas durante o curso. A coordenadora pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA/Secult), Cândida Moraes ressaltou a importância da formação. “Dialogamos sobre a garantia de direitos desses jovens, promovendo a cultura de paz entre eles que estão privados de liberdade, além de dar visibilidade às experiências exitosas realizadas dentro das CASES”, explica.

Direitos da população jovem; relações de gênero e enfretamento a violência contra mulher; relações raciais e enfretamento contra o racismo; álcool e outras drogas; sexualidade e direitos sexuais reprodutivos e prevenção de DST/AIDS foram alguns dos temas abordados na formação e apresentados por meio do teatro, dança, grafite e cordéis no encerramento.

O evento foi promovido pela Secult, com o apoio da Fundac, e faz parte do Plano de Trabalho de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal de Salvador e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).