Docentes capacitados para utilizar o esporte na educação inclusiva

28 de nov de 2013 - dev

Com o objetivo de possibilitar a inclusão de alunos da educação especial por meio do esporte, foi encerrado nesta quinta-feira (28), na Fundação Cidade Mãe, o curso “Portas Abertas para a Inclusão: Esporte para todos”. Um total de 25 professores municipais que trabalham com salas de recursos multifuncionais e de educação física foram capacitados.

Durante seis meses, os educadores desenvolveram projetos de esporte com foco na educação inclusiva e aplicaram nas escolas. Um exemplo é o projeto da professora Karine Araújo, da Municipal Artur de Sales, em Santa Cruz, que ajudou dois alunos a participarem do recreio normalmente e perdessem o medo de brincar com bolas.

Os alunos, com Síndrome de Down e deficiência intelectual, passaram a se enturmar na hora do intervalo. “Fizemos brincadeiras com bolas aos sábados e contamos com o apoio da família que participaram das atividades e ajudaram seus filhos a interagirem com a escola”, explica Karine.

O curso, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) em parceria com a Unicef, Fundação Rodrigo Mendes e Instituto Barcelona, ocorreu nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014, deixando um legado social.

Em 2014, as experiências das 12 cidades serão apresentadas em Brasília durante um seminário internacional sobre boas práticas desenvolvidas pelo projeto.