Docentes da Rede Municipal participam de oficinas e palestras

04 de fev de 2010 - dev

Depois do sucesso da aula inaugural que aconteceu na noite de ontem, dia 03 de janeiro, com a presença de mais de seis mil docentes da Rede Municipal de Ensino na Concha Acústica, começou nesta quinta-feira, dia 4, os mini-cursos e palestras de capacitação para professores, coordenadores pedagógicos e gestores municipais, etapa final da Jornada Pedagógica 2010.

No Pólo I, no Hotel Pestana, a professora do curso de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Maria Carmem Barbosa, abordou e norteou os educadores que trabalham com Educação Infantil sobre a temática: “Currículo e Cotidiano na Educação Infantil: diálogos entre a teoria e as práticas cotidianas”.

Orientados no processo educacional e social das crianças, os participantes do Hotel Pestana puderam conhecer um pouco mais sobre o universo infantil, bem como a relação entre bebês, crianças e adultos. “Elas aprendem muito através do diálogo. Por isso, perguntem, respondam; tudo precisa ser conversado”, indica Barbosa. De acordo com a palestrante, que é também doutora em Ciências Sociais Aplicadas em Educação, mostrar para as crianças a função social da escrita e leitura, complementando com experiências diárias, é essencial para o aprendizado delas. “É, sim, importante que as crianças de 2 anos já reconheçam as letrinhas, que saibam a primeira letra do seu nome”, afirma.

A professora Rita Cruz, aposentada da rede particular e há 4 anos na Escola Municipal Nossa Senhora dos Anjos, conta que costumava trabalhar com estudantes de 7 e 8 anos de idade e que neste ano vai ensinar a alunos de 5. “Sou paciente, gosto de ouvir as crianças e acho que respeitar a fala de cada uma e estimular o senso crítico delas é a base para a formação”, afirma. Cruz ressalta ainda que expor os trabalhos produzidos pelos alunos é muito importante, pois valoriza o esforço deles e estimula o sentimento de prazer pelos estudos.

Já no Pólo II, no Cinema do Aeroclube, os professores que trabalham com alunos dos Ciclos I e II (do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) participaram de quatro oficinas e uma mesa redonda. As palestras abordaram assuntos como as síndromes que afetam professores e alunos, ludicidade e aprendizado através da música e motivação das atividades.

O professor Roberto Belotti, pós graduado em Gestão de Pessoas, ministrou a palestra Motivação, uma das mais elogiadas pelos educadores. “Ganhei 320 abraços, mas detesto números pares”, exclamou o professor curitibano que imediatamente recebeu abraços de quem não o havia cumprimentado. “Despertar nos alunos a auto-estima é algo fundamental para o desenvolvimento do aluno. É um gesto simples que ficou bem evidenciado nesta oficina”, disse a professora Edirene Gomes, ressaltando a contribuição da palestra para sua metodologia.

Para Bellotti, o professor é a peça fundamental para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. “Os educandos se espelham pelo que ele é, e, se ele não está motivado, o processo de aprendizado ficará muito difícil”, explica. Cerca de 350 pessoas estão participando da Jornada no Hotel Pestana enquanto que no Aeroclube 3000 estarão ate sexta-feira.