Docentes debatem sobre a influência da língua africana no português

06 de maio de 2011 - dev

A Influência das Línguas Africanas no Português Brasileiro foi tema de uma palesta realizada nesta quinta-feira (5), pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE) São Caetano, junto com a Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP) da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

O encontro faz parte do projeto Repensando a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da cultura africana e indígena nas escolas públicas, e tem o apoio do Grupo de Estudos Africanos em Línguas e Culturas (NGEALC).

O evento foi ministrado pela professora, etnolinguista, doutora em Línguas Africanas pela Universidade Nacional do Zaire, membro da Academia de Letras da Bahia, membro do Núcleo do Grupo de Estudos Africanos em Línguas e Culturas (NGEALC), Yeda Pessoa de Castro.

Segundo a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil Semente do Amanhã, Valnici Nascimento, é muito importante estudar a história africana e indígena em sala de aula. “Precisamos retratar a nossa história, a diversidade que se tem dentro da sala. E se compreendermos está temática, poderemos trabalhar o assunto que seja de importância cultural para os alunos”, disse.

O projeto será mensalmente e a cada encontro terá a participação de um membro do NGEALC que desenvolverão palestras, minicursos, seminários e workshop. Ao final da palestra, o senegalense Dudulose Thioune fez uma apresentação para os cerca de 50 professores presente.