Docentes mobilizados pela alfabetização na idade certa

18 de maio de 2013 - dev

Centenas de professores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas da rede municipal de Salvador participaram neste sábado (18) do I Encontro Pedagógico da Operação Alfabetiza Salvador, lançada em março pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário João Carlos Bacelar e iniciada em abril. Durante todo o dia, cerca de 900 docentes participaram de palestras, oficinas e trocaram experiências em 11 polos divididos por Coordenações Regionais de Educação.

Ao todo serão 160 horas de encontros, sendo 80 delas por meio do ambiente pedagógico virtual desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED) e 80 presenciais. Além da troca de experiência e aperfeiçoamento das práticas, os encontros têm como objetivo iniciar a confecção do sistema estruturado da rede municipal de ensino, que será feito pela Coordenação e Ensino e Apoio Pedagógico da SMED, em parceria com dos docentes.

Edna Rodrigues, subcoordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da SMED, que acompanha o polo da regional Orla, montado na Escola Municipal Osvaldo Cruz, no Rio Vermelho, explicou a importância do encontro. “Estamos aqui para tirar dúvidas, trocar experiências e iniciar a confecção do nosso sistema estruturado. Mobilizar os educadores para pensar a educação de uma forma ampla e que tenha a personalidade da nossa rede é muito importante para uma Educação de qualidade”, afirmou.

“Hoje para nós é um dia muito especial. Adotamos, recebemos e acreditamos no sistema estruturado de ensino. Já começamos a trabalhar com o material e estamos gostando muito do resultado e com certeza, essa troca de experiência com toda a rede será muito positiva e todos sairão ganhando, em especial nossos alunos, que são o nosso principal foco”, comemorou Magda Ferreira, gestora do Instituto Municipal de Educação José Arapiraca (Imeja), na Boca do Rio, que foi transformado em um dos polos, recebendo os docentes da regional de Itapuã. A programação foi aberta com as apresentações do corais de alunos e de professores da unidade.

A mesma expectativa é compartilhada pela professora Milca Maiara, coordenadora do primeiro ciclo do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Senador Antônio Carlos Magalhães, na Vasco da Gama. “Resolvemos adotar o sistema estruturado porque na nossa escola, apesar de todo esforço, não tínhamos o resultado desejado. Agora estamos com um movimento de estudo, de análise do programa, já estamos dando a nossa personalidade e acreditamos que essa mobilização pela alfabetização na idade certa é muito positiva e trará bons resultados para a rede”, reforçou.

ALFABETIZA SALVADOR – A operação tem como metas desenvolver o educando para o exercício pleno da cidadania e das competências específicas para cada etapa de escolarização; garantir o apoio necessário para a alfabetização em caráter especial dos alunos dos demais anos de escolarização; e instrumentalizar os professores à revisão permanente de suas práticas.

A estratégia, que também prevê a alfabetização dos alunos não alfabetizados do 3º ao 5º ano, foi criada a partir da necessidade de corrigir a defasagem na aquisição dos conhecimentos básicos de leitura, escrita e matemática e oferecer alternativas para melhoria da qualidade da educação. Além disso, a operação tem a finalidade de preparar a rede para a construção de um sistema estruturado de ensino, capaz de elevar o nível de desempenho acadêmico dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Também serão realizadas avaliações externas bimestrais em língua portuguesa e matemática e os docentes que atuarem na operação receberão gratificação financeira até o término da ação, em dezembro deste ano.