Docentes participaram do I Encontro de Professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino

08 de ago de 2005 - dev

Maira Azevedo

Tendo como um dos nortes da atual gestão a valorização do corpo docente, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) promoveu o 1º Encontro de Professores de Matemática da rede municipal de ensino de Salvador. O evento, que contou com a presença da secretária Maria Olívia Santana e do sub-secretário Ney Campello, foi realizado
no dia 06 de agosto (sábado), no Centro de Convenções da Bahia (Salão Xangô), entre 8h00 e 17h30. Uma das grandes discussões foi a etno-Matemática, que consiste no aprendizado da disciplina através de associações com experiências cotidianas do indivíduo e de seus grupos sociais.

O objetivo deste 1º Encontro de Professores de Matemática da Rede Municipal de Ensino de Salvador foi reunir esses professores e trazer à discussão as tendências atuais da Matemática e da Diversidade, como ferramenta de inclusão do cidadão no mundo do trabalho, da cultura e das relações sociais.

Em 2003, o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) (um programa de avaliação comparada, cuja principal finalidade é produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacional), avaliou o desempenho dos alunos das escolas públicas e teve como foco principal a disciplina Matemática. Através do resultado, foi diagnosticado um alto índice de problemas no aprendizado, resultantes da metodologia utilizada.

Os professores assistiram as seguintes palestras: “Olimpíadas e Reflexo na Sala de Aula” e “Matemática e Tecnologias”, proferidas pelo professor Adelmo Ribeiro de Jesus, mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada; “Ensino de Matemática – Tendências Atuais”, apresentada pelo professor Antônio dos Santos Filho, atual diretor do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Católica do Salvador, e Especialista em Matemática pela Faculdade de Educação da
Bahia, e “Matemática e Diversidade”, apresentada pelo professor Jonei Cerqueira Barbosa, atual diretor regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de São Paulo– UNESP.