Documentário relata diversidade cultural em sala de aula

23 de abr de 2009 - dev

A Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Liberdade acaba de produzir o documentário “Práticas Pedagógicas: a diversidade cultural na sala de aula”, com estréia marcada para 30 de abril. O vídeo, protagonizado por professores da rede municipal, trata da aplicação da Lei Federal 10.639/06 e 11.645/08, que estabelece o ensino da cultura africana e indígena nas escolas. As sessões são às 16h e às 20h, na sala Walter da Silveira na Biblioteca Central dos Barris.

Com roteiro e direção do professor e cineasta Bruno D´Almeida, o documentário coloca o educador como protagonista, através da realização de atividades planejadas no cotidiano escolar. O objetivo do vídeo é revelar práticas pedagógicas dos professores em torno da lei, multiplicando e disseminando seu uso na atividade docente.
A produção do vídeo contou com diversas etapas. O primeiro passo foi uma pesquisa de campo englobando as 30 escolas da região, que é uma das periferias mais populosas da Bahia e do Brasil. Em seguida, entrevistas com professores e gestores das unidades escolares sobre o conhecimento da lei e suas aplicações em sala de aula.

No segundo momento, D´Almeida elaborou um projeto para a construção do documentário, com roteiro técnico, orientações sobre as locações e dicas para figurino e maquiagem, dando início ao desenvolvimento de um calendário de gravações, que culminou na filmagem das atividades em outubro de 2008.

Cerca de 200 estudantes participaram das gravações, todos com as devidas autorizações de uso de imagem. Os professores foram orientados a utilizarem roupas habituais e maquiagem leve. A Universidade Salvador (Unifacs) cedeu equipamentos e pessoal técnico para as filmagens, que aconteceram nos pátios, salas de aula e bibliotecas das escolas.

Doze professores participaram com atividades do documentário alertando que o ensino da cultura afro não se limita a atividades festivas. “É necessário frisar que nenhuma das atividades foram realizadas em datas comemorativas ou feitas exclusivamente para o vídeo. Tudo foi desenvolvido no decorrer do ano letivo enquanto planejamento pedagógico dos professores e da escola” comenta D´Almeida.

Este é o primeiro documentário do Núcleo de Produção Audiovisual, que funciona atualmente na CRE Liberdade, e já se prepara para produzir um novo documentário, intitulado Contadores de histórias, mais uma vez com a participação central de professores da rede escolar.