Duas mil pessoas capacitadas para alfabetizar jovens e adultos

18 de jun de 2008 - dev

Cerca de três mil pessoas prestigiaram a solenidade de encerramento do curso de formação inicial para mais de dois mil alfabetizadores do Programa Salvador Cidade das Letras. No primeiro momento, os participantes conheceram o processo de construção de conhecimento e tiveram acesso a todo material de apoio pedagógico. A partir de agora, terão mais 64 horas de formação continuada.

O programa é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) em parceria com o Governo Federal e integra a política pública da educação de jovens e adultos do município. Em 2008, a meta é alfabetizar um universo de 40 mil homens e mulheres acima de 15 anos, garantindo-lhes a continuidade dos estudos nas escolas da rede municipal, através da matrícula no Segmento de Educação de Jovens e Adultos (SEJA).

De acordo com o secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares, a SMEC vem desenvolvendo muitos projetos e programas voltados para a promoção da cidadania. “O resultado do Salvador Cidade das Letras, em especial, me deixa muito orgulhoso, porque é através da alfabetização que tudo começa e o ser humano ganha o mundo”, frisou Soares.

O curso de alfabetização de jovens e adultos tem duração de oito meses, com carga horária total de 320 horas. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira nos espaços localizados em instituições comunitárias, de ensino superior e sedes de movimentos sociais, associações de moradores, clubes de mães, grupos religiosos e em escolas da rede municipal ou estadual, dependendo do local indicado pelo alfabetizador.

O coordenador pedagógico da SMEC, Manoel Calazans, destacou a importância de atividades dessa natureza, demonstrando a sua satisfação com a evolução do programa na comunidade. “Ver jovens e adultos que se encontravam excluídos do mundo do saber, principalmente na era da informação, descobrindo o mundo é muito gratificante”, ressaltou. O evento aconteceu na ultima quarta-feira (18), no Auditório do Centro de Convenções.