Editora Aymará realiza avaliação escolar

19 de nov de 2009 - dev

A Editora Aymará através do programa Cidade Educadora da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) reuniram gestores, diretores, professores e coordenadores pedagógicos na tarde desta quarta-feira (18.11) no Hotel Pestana. O encontro serviu para a divulgação das avaliações realizada no mês de Julho, pela Editoria Aymará, envolvendo estudantes do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino (RME). Os resultados das avaliações serão encaminhados às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE).

Durante o evento a diretora do centro pedagógico da Editora Aymará, Marta Morais da Costa, afirmou que a avaliação serve como instrumento de reflexão e mudanças nas ações pedagógicas de cada unidade escolar. “O objetivo é descobrir onde estão os problemas, se é que existem, mapeando as situações do trabalho dos alunos, professores, diretores e toda parte importante que envolve a escola” disse Marta, lembrando que as provas continham questões fechadas e abertas, avaliando aluno por aluno, turmas e a escola.

Na ocasião, o secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares, parabenizou a iniciativa, afirmando que a Secult vêm desenvolvendo um diálogo aberto e sincero com os gestores e professores que estão à frente das 417 escolas municipais.

“Os números e os gráficos divulgados são importantes, mas não são prioritários, pois precisamos criar nas escolas articulações mais viáveis possível para a construção do conhecimento”, afirmou Manoel Calazans, coordenador de ensino e Apoio Pedagógico da Secult. Calazans disse ainda que esta é a primeira avaliação antes da segunda fase da Provinha Brasil, programa do MEC, que acontece de 23 a 27 de novembro, que tem como objetivo medir o nível de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental de nove anos.

“Somente um conjunto de ações pode transformar um município em uma cidade educadora, para que todos tenham acesso a um ensino de qualidade e sejam agentes efetivos das mudanças na escola, em casa e vida”, reforçou Marta Morais. Para ela, as avaliações atuais devem assumir uma dimensão orientadora, cooperativa, reformadora e interativa, voltada para a construção e reconstrução do conhecimento e do caráter formador.