Educação define estratégia para escolas localizadas nas ilhas

15 de maio de 2015 - dev

Com peculiaridades que as diferenciam dentre as mais de 400 unidades da rede municipal de ensino, as escolas localizadas nas ilhas pertencentes à Salvador (Maré, Bom Jesus dos Passos e Frades) contarão com atenção especial da Secretaria Municipal da Educação (Smed). A nova estratégia começa a ser traçada pelo secretário Guilherme Bellintani após reunião, realizada nesta sexta-feira (15), com gestores das unidades e o diretor da Regional Subúrbio II (responsável pelo atendimento as ilhas), Marco Aurélio Guimarães.

Na pauta, foram discutidas questões a respeito do transporte marítimo para docentes e funcionários das escolas, melhoria na logística para entrega da merenda, contratação de mais professores, além da ampliação da oferta para Educação Infantil, o que já estava entre as metas estabelecidas pela Educação para 2015/2016. “Dobrar (de 20mil para 40mil) essa oferta na rede é para nós uma prioridade e esse trabalho já vem sendo feito para atender também a população das ilhas. Compreendemos que essas escolas possuem características muito específicas e manteremos o diálogo aberto para que a secretaria possa se aproximar, cada vez mais, dessa realidade”, afirmou Bellintani.

Para a diretora Aline Ferreira, da Escola Municipal Dr. Antônio Carlos Magalhães, localizada na Ilha de Bom Jesus dos Passos, a apresentação das dificuldades enfrentadas é a primeira etapa para que as resoluções sejam alcançadas. “Esse tipo de encontro é muito importante, pois o nosso papel enquanto gestor é também contribuir com a secretaria no sentido de levar as dificuldades vivenciadas para que se possa buscar a solução mais adequada. Estamos muito confiantes diante dessa parceria”, opinou.

O secretário garantiu buscar atender às necessidades apontadas pelos gestores, como: melhor monitoramento dos terceirizados, parceria com telecurso para auxílio ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de incluir a oferta de Educação Inclusiva e em Tempo Integral nessas escolas.

Foto: Betto Jr. / Ag. Haack