Educação e Consciência Negra na Feira de São Joaquim

17 de nov de 2009 - dev

Tombada como bem cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Feira de São Joaquim foi palco nesta terça-feira (dia 17) de diversas atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no próximo 20 de novembro (sexta-feira). O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), através do Fundo de Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (FIEMA), reuniu feirantes, turistas e soteropolitanos no Galpão dos Quiabos.

Durante o encontro, o secretário municipal da Educação, Carlos Ribeiro Soares, anunciou o projeto Alfabetização na Feira, que, através do Programa Salvador Cidade das Letras, da Secult, vai implantar duas salas de alfabetização dentro da Feira de São Joaquim. A iniciativa vai contemplar os feirantes, proporcionando alfabetização e educação aos trabalhadores com a instalação de duas salas de aula, nos turnos matutino e vespertino, atendendo de 15 a 25 alunos por turma.

De forma lúdico-educativa, o encontro possibilitou discussões sobre igualdade racial e sexual, levando aos feirantes a possibilidade de informações sobre a Lei Maria da Penha e aspectos históricos e sociais que compõem o Dia da Consciência Negra. Para Adriana Nascimento, gestora do Fiema, eventos como estes são de suma importância para a autoaceitação da população e reafirmação da força da cultura negra, além do compromisso de lutar pela igualdade social, dignidade e justiça.

Mãe solteira de quatro filhos e feirante há mais de dez anos, Luzia Santos de Assunção, 52 anos, acredita que todo dia é dia de consciência “Não importa se a pessoa é preta, branca, azul ou amarela, consciência independe da cor. Não devemos cometer atos desagradáveis, prejudicando a terceiros” reforçou.

O grupo percussivo A Mulherada e a cantora Márcia Short animaram a manhã na Feira, que é um símbolo da cultura resistência do povo soteropolitano. Oficinas de estamparia em camisetas, aferição de pressão arterial, divulgação de panfletos sobre a saúde da mulher, além da distribuição de kits com escova, creme dental e informações sobre saúde bucal, foram algumas das atividades realizadas pela manhã.